quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Nova York parte 2: O que fazer?



Legal. Chegamos, estamos hospedados e nos locomovendo, agora vamos decidir o que fazer.


Uma dúvida que sempre vejo nos muitos sites e blogs é: vale a pena comprar o passe de acesso as atrações, como o NY Pass? As respostas são sempre diversas, mas vou lhe dar a minha opinião: eu comprei e não me arrependo. Mas se você não está nem aí pra museus e afins, não compre. Você pode adquiri-lo on line ou nos postos de venda. Se conseguir se programar com antecedência e quiser pagar o frete pode até receber ele em casa pelos correios. Mas não se engane, assim como com relação as peça e shows, na hora você pode conseguir grandes pechinchas e economizar um bom dinheiro. Sem falar que existem dias na semana ou no mês em que algumas atrações, como os museus, são gratuitos. Também existe diferentes tipos de ingresso, que podem lhe dar acesso a exposições temporárias, que o passe não lhe dará. Portanto, como disse no post anterior, programe-se, visite os sites das atrações que quer ir (todos eles tem um) e veja se é vantagem adquirir ou não um passe.


O ideal é dividir a cidade por zonas e marcar nelas os seus pontos de interesse fazendo os trajetos demarcados a pé entre as atrações. Aliás se prepare para andar bastante. Faça os trajetos longos com o metrô e os curtos a pé. A beleza da cidade está a cada esquina, não desperdice o tempo embaixo da terra por preguiça de andar. Se você conseguir um SIM card para usar seu smartphone lá (dê uma olhada em www.celtravel.com), use e abuse da internet e do GPS do aparelho para se localizar e não perder muito tempo (se você pretende ir várias vezes aos EUA, invista logo em um GPS mesmo, vale a pena).


Vou utilizar a guia de atrações do NY pass para opinar um pouco sobre as atrações que visitamos (http://www.newyorkpass.com/languages/Pt/attractions/) . Não vou postar os links de cada um, pois você acha facilmente nas ferramentas de busca.  
  • Museu de História Natural – É a sua praia? Mergulhe de cabeça. Coleção fantástica, estrutura excepcional, bons restaurantes... Vale um dia inteiro lá. A exposição de dinossauros não há igual no mundo.





  • Metropolitan – A mesma coisa que disse acima. Se você não é chegado em museu, não vá. Mas a coleção de arte grega, romana, egípcia, oriental, medieval e tantas outras pode lhe render um dia inteiro de entretenimento. Sem falar que também tem bons restaurantes lá dentro.
















  • Bodies – Aquela exposição de corpos dissecados em situações do dia a dia. Muito interessante se você ainda não viu em nenhum lugar. Mas mais interessante ainda é onde ela é exibida: South Street Port (http://www.southstreetseaport.com/). Lugar agradabilíssimo, com uma vista diferenciada e excelentes restaurantes e lojas. Mesmo que não vá a exposição vale a visita lá.


  • Empire State - Tem que subir?!!! Não necessariamente, mas você já encarou tantas horas de avião, tanto perrengue, tá lá e não vai subir!!! Tira o escorpião do bolso e compra o ingresso expresso pra pular a fila. Tente ir nos horários de menor pico, se é que isso existe. A vista de lá é fantástica, só falta uma coisa para ser perfeita: conseguir ver o Empire State!!!









  • Top of The Rock – Esse é o observatório no topo do Rockefeller Center (aliás outro local incrível para conhecer, com sua pista de patinação ao ar livre. Fantástico.) e talvez seja a vista mais privilegiada de Nova York. Essa é imperdível. Além de ver tudo que você vê do Empire State, você ainda tem a possibilidade de ver o próprio. Proporciona lindas fotos.




  •  O edifício da Chrysler – Lindo, mas não aberto a visitação. De qualquer forma a vista do seu topo inconfundível e visível de quase toda a cidade. Vale o registro em fotos.


  • Grand Central Terminal – Prédio histórico e antiga estação de trem, com ambiente fantástico, linda arquitetura, e que concentra várias linhas do metro, além de lojas e restaurantes. Lugar super agradável.


  • Intrepid Sea, Air & Space Museum – Museu bélico localizado em um porta aviões em um píer do Rio Hudson. Se você se interessa pelo assunto e vai sobrar tempo, vale a pena. Eu gostei bastante. Sem falar da vista lá de cima e dos simuladores que existem dentro da estrutura.




  • Museu de Cera de Madame Tussauds – Você vai estar tão pertinho e no meio da muvuca da Times Square. Vai perder a chance de tirar umas fotinhas com a réplica cuspida e escarrada seus artistas prediletos do cinema?!!!







  • Madison Square Garden – Vale conhecer a estrutura deste fantástico estádio e centro de entretenimento. Se tiver tendo algum jogo ou show então... Não perca.








  • Por falar em jogo, nos fomos ao Estádio dos Yankees (equipe de baseball local) e assistimos um jogo dos donos da casa. Muuuuiiiiitttttoooo legal. E que estrutura incrível. Não deixe de ir se puder. Mesmo que não entenda o jogo (apesar que ele é bem fácil de entender). Geralmente é no fim da tarde, então não vai atrapalhar seu dia, e tem uma estação do metro do ladinho.








  • Central Park – Nem precisa falar nada né. O pulmão da cidade. O pedaço de Terra no meio do concreto. São tantos ambientes, praças, restaurantes, esculturas... Tem até a inscrição “Imagine” em homenagem a Lennon. Reserve um dia de repouso pra ele. Tem algumas lojinhas próximas que vendem cestinhas de piquenique. Pegue uma delas, estenda a sua toalha no gramado e mande ver! Todo mundo faz isso.







  •  Estátua da Liberdade – Não deu pra ir. Pense em uma final do Curintias com o Framengo!!! Se eu ficasse na fila acho que só tinha conseguido ir hoje. Me contentei com a vista de longe através da baía. Ainda bem que a câmera tinha um bom zoon. Depois me lembrei que tinha os water taxis que poderiam ter nos levado perto, mas já era tarde demais. Então, se quiser ver a Lady, vá muito cedo pra fila ou procure métodos alternativos (e mais caros) para tal.





  • Bronx Zoo – Como falei no post anterior, não vivo sem um Zoo. O do Bronx é super legal. Relativamente bem cuidado e grande, com boa variedade de animais.




  • Aquário de NY – Alguém sabia que lá tinha aquário?!! Pois é eu descobri. Ele é pequenininho, mas é agradável. O grande “tchan” é que ele está localizado na região de Coney Island. Região super legal. Seria como se fosse a orla de NY. Tem um parque de diversões grandinho próximo de frente pro mar, vários lugares legais pra comer e alguns píeres onde o pessoal fica pescando e conversando. Região fora do circuito tradicional, e o melhor de tudo, você chega lá de metrô. Cheque antes se está funcionando, pois o furacão meio que devastou tudo lá recentemente.

















  •  Outro programinha fora do habitual, e que é bem legal, é pegar o teleférico que leva até a ilha Roosevelt. A ilha não tem muita coisa, mas uma caminhada pela sua orla é bem relaxante. E o segredo: o acesso é com o próprio passe do metrô, ou seja, você não precisa pagar nada a mais.







  •  A 5ª Avenida – Ah a quinta avenida.... Que lugar agradável de se caminhar. Prédios incríveis, lojas incríveis... Sem falar no cubo de vidro da Apple, foto e visita certa. Dá inclusive pra suprir a abstinência de internet. Se você não sabe, dentro das lojas da Apple o WiFi é grátis, assim como nos Starbucks e outros Hotspots legais.








  • High Line Park – Infelizmente quando fomos estava fechado, mas é um parque construindo onde antes era uma linha do metrô. Ele fica suspenso e atravessa uma grande extensão da cidade, entre prédios e ruas. Muito interessante.


  •  Times Square – Só olhar para os seus letreiros luminosos pode lhe consumir toda uma tarde, sentar nas mesas ou na escadaria vermelha, pechinchar ingressos de última hora, ir na loja da M&M, na Toy R Us, Fao Schwarz, entre outras coisas que podem parecer simples, mas são tão fantásticas em seus detalhes. Vá caminhando e olhando, cada esquina tem uma surpresa diferente.












  • A ponte do Brooklyn – Caminhe pelo menos até o primeiro pilar ou alugue uma bicicleta. Veja os carros passando abaixo dos seus pés, veja a vista de Manhatan, veja o comportamento dos habitantes locais...




  • Ground Zero – Na época que foi a Freedon Tower ainda estava um pouco acima da metade e a área fechada, mas com homenagens as vítimas daquele grande tragédia.


  • Sede das Nações Unidas – Só deu pra ver por fora, mas acho que existem tours guiados pelas instalações. Pode vale a visita.




  • Tem ainda o Distrito Financeiro, Chinatown, Soho, Tribeca, Battery Park, Chelsea, Columbus Circle, Civic Center, Harlen, Brooklin, Greenwich Village, Herald Square, Hell’s Kitchen, Little Italy,  Lincoln Square, Lower East Side, Midtown, Nolita, entre tantos outros...





           Ainda deixamos muitas coisas para fazer em uma próxima vez, mas a graça está aí.

             Aguardem os próximos posts...