sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O que é que a comida baiana tem?!


Vamos interromper novamente a nossa viagem pela Califórnia para mais um serviço de ordem Gastronomica-Cultural.


O objetivo desse Blog não é só descrever viagens, mas também dar boas dicas de lugares que valem muiot a pena uma visita. Alguns podem até ser uma grande viagem de sabores.

Quem viu o meu post sobre o Reveillon no Grand Palladium em Imbassaí, sabe que o município de Mata de São João abrange várias praias incríveis. Alguns lugarzinhos são bem pequenininhos e muito simpáticos.

Um desses lugarzinhos chama-se Diogo. Uma vilazinha com muito poucas casas e uma linda praia. É claro que isso já seria motivo para levar você até lá, mas o que realmente me motivou foi a possibilidade de experimentar uma boa e deliciosa comida baiana em um local escondidinho e de nome peculiar: Sombra da Mangueira.



Mas você não é baiano e não mora na Bahia?!

Verdade.

Mas a cidade em que atualmente moro, tem mais influências mineiras do que baianas. Sendo assim, já fazia um bom tempo que eu não me deliciava com as receitas da minha Bahia.

Fui lá por dica de um grande amigo que conhece as minhas taras por boa comida. Como já disse, o local é meio escondidinho. Mas se você tem um smartphone e ele tem um bom e atualizado GPS, lhe levará lá sem erro. Se não tem, quando você passar de Imbassaí, entre na segunda indicação na Linha Verde para Diogo. A curva é bem acentuada a direita e a rua é de paralelepípedos, mas a partir daí é só seguir em frente e após cerca de 2 Km o restaurante estará a sua esquerda.

Bem agradável, o restaurante fica literalmente à sombra de uma grande mangueira. Onde existem mesas na área aberta e também em uma área abrigada do casarão. Em uma das paredes estavam 7 quadros com prêmios oferecidos pelo Guia 4 Rodas por 7 anos consecutivos!

A ventilação é apenas a natural mesmo, sem ventiladores ou área climatizada, mas com uma boa brisa que não deixa as coisas assim tão quentes.

Chegamos por volta das 12:30 h e não tivemos dificuldades para estacionar ou escolher uma das cerca de 30 ou 40 mesas, mas quando saímos (por volta das 14 horas) parecia o carnaval de Salvador, tamanha a quantidade de pessoas esperando para entrar! Impressionante mesmo! Acho que eles não fazem reserva de mesa, portanto chegue cedo.


O cardápio tem várias opções e os preços são extremamente honestos (se disser que está quase de graça eles vão aumentar!). Praticamente 90% dos pratos são de frutos do mar, ou do rio, que podem ser preparados na forma de ensopado ou muqueca. Pedimos porções individuais de uma muqueca de camarão com queijo (a mais pedida) e uma de polvo. Ambas estavam e-x-t-r-e-m-a-m-e-n-t-e saborosas, bem temperadas e sem exageros no dendê (bom pra você que não tem o intestino “preparado para o impacto”). Os acompanhamentos também são bem saborosos. As porções são bem servidas, sendo que a individual serve 2 pessoas que comem pouco tranquilamente.







O serviço poderia melhorar um pouquinho só, mas a comida foi servida bem rapidinho (Não deu tempo nem de estabelecer um diálogo com a esposa).

Para quem gosta ou quer experimentar um dos pratos mais típicos da bahia, este é um dos melhores lugares. Além disso fica em uma região de praias maravilhosas. Mas também não precisa sair de Salvador para ir lá só para almoçar. Faça melhor! Passe o fim de semana inteiro e coma mais de uma vez!

Até a próxima!