domingo, 2 de junho de 2013

Tahiti - Um sonho que virou realidade - Parte 3

        COMPRAS

        Como você pode imaginar, a Polinésia não é exatamente um destino de compras. Mas existe algumas coisas que são "exclusivas" de lá.

          Já ouviram falar de pérolas negras?! Pois é. Na Polinésia existem grandes fazendas marinhas que cultivam este tipo de joia. As pérolas de lá são mundialmente conhecidas (mais na Europa) e uma grande atividade econômica da região. Dependendo do seu tamanho e da perfeição da esfera, um colar dessas preciosidades pode valer centenas de milhares de euros. Existem tours guiados pelas fazendas de ostras, demonstrando o processo de cuidadoso implante da gema, que servirá de base para a formação da pérola, até a extração da mesma. Os felizardos que encontram a esfera mais perfeita, são muito bem recompensados. Para nós, pobres mortais, resta as com algumas imperfeições, muitas vezes imperceptíveis diga-se de passagem, que tem o seu valor bem mais acessível. Como eu sou metido a chique, não podia deixar de dar uma de presente a minha linda esposinha. Foi miudinha, mas foi de coração. Ainda teve a vantagem de reaver parte do dinheiro que fazia parte do imposto. Isso é válido para outros produtos também. É só preencher alguns papéis, pegar a nota e apresentar no aeroporto, em um local específico após passar pela imigração, na volta. Mas para ter este benefício e ter a certeza de que a sua joia é legítima e será eterna, procure comprar nas grandes lojas de “grife” locais. Durante suas idas as cidades ou nos passeios, possivelmente tentarão lhe vender gato por lebre. Desconfie e tenha cuidado, um produto como este não pode ser muito barato.


As jóias com as Black Pearls

Em detalhe um colar com pérolas perfeitas.

Minha princesa ostentando a sua pequena Black Pearl

        Um outro produto típico de lá e que você encontrará com grande variedade em todos os lugares, são os Pareôs. Eles nada mais são do que as nossas saídas de praia. Só que lá eles são a vestimenta típica dos nativos, sejam homens ou mulheres. Muitas vezes feitos a mão, as cores, estampas, tamanhos e tipos de tecido impressionam pela diversidade. A variedade de formas com que eles podem ser vestidos também é impressionante. São  dezenas de formas, que podem compor desde um elegante vestido até uma simples saia. Nos hotéis exitem várias aulas de como utilizar essa tão versátil vestimenta. Não deixe de trazer o seu e fazer inveja a suas amigas na praia. Se você ainda for nas aulas de arranjos florais então... Vai arrasar mais ainda com lindas coroas, braceletes ou tornozeleiras de flores.


Os Pareôs


        Produtos de beleza derivados das plantas e frutas da região também são bastante procurados. Os mais em evidência são os elaborados com coco, com a flor do Tiare e com baunilha. Esta última então, cultivada principalmente em fazendas na ilha de Taha`a, é mundialmente conhecida pelo seu sabor e perfume únicos. São hidratantes, sabonetes, loções, shampoos,... Todos largamente utilizados nos Spas do grandes hotéis e utilizado como amenities nos banheiros. Realmente têm o perfume daquelas ilhas e cabem bem no orçamento.


Tiare

        A habilidade e estilo dos artesãos são capazes de produzir belíssimas peças de decoração. Diferentes materiais são utilizados. Desde madeira e rochas, até ossos de animais e baleias (achadas mortas é claro). Seu custo pode ser bem salgado, assim como seu transporte em uma viagem tão longa, mas o fato de ter uma peça tão única e especial pode valer o sacrifício.


Produtos feitos com ossos



    Temperos, especiarias, alimentos e outros artigos de gastronomia, também são bastante apreciados. Os sabores da Polinésia são únicos e mágicos. Todas as ilhas têm mercados ou vendinhas que vendem essas maravilhas. Se quiser, nos hotéis e aeroportos você também os encontrarão, mas com um valor bem mais alto.

         Na maior parte dos hotéis, existe um dia da semana onde eles organizam uma pequena feira de artesanato na sua área comum. Geralmente você encntra de tudo nelas. Pareôs, comidas, peças de artesanato, jóias... Mas, pra variar, o preço cobrado é bem mais alto que na cidade. Então deixe de preguiça e vá conhecer um pouco da cidade, do povo e dos constumes do lugar, além de achar alguma pechincha nas feirinhas.


        Não quer nada disso?!! Quer uma coisa que fique marcada em você pelo resto da vida?! Sem prazo de validade! Que não estraga com o tempo! Então faça o que não tive coragem. Faça uma tatuagem!!! Isso mesmo!!! A tatuagem para os polinésios é algo que tem um significado muito importante. Para os homens é praticamente obrigatório ostentar uma delas. O padrão tribal e as formas são muito característicos. Na sua forma original, eram literamente talhadas no corpo e identificavam a sua função, o seu clã, as conquistas, a bravura... A história de um homem escrita no seu corpo. Se você gosta ou já tem tatuagens, não deixe de fazer uma. Eu sugiro a Raia Manta. É muito linda!!


Apenas um exemplo do estilo de tatuagem tahitiano - Raia Manta

        Quer eletrônicos, roupas de marca, últimos lançamentos em perfumes e cosméticos?! Sinto muito. Mate a sua vontade nos Free Shops ou volte por Los Angeles e gaste mais alguns dias nos EUA. Mas deixe pra fazer isso sempre na volta! Lembre-se dos limites de peso das bagagens nos voos que fará.

           O QUE FAZER

       Quer ficar o dia todo no hotel, curtindo tudo que aquela diária exorbitante inclui?!! Você não está errado. Mas a interação com a natureza, a oportunidade de conhecer lugares de beleza inimaginável e vistas de tirar o fôlego devem lhe forçar para fora do conforto dos resorts.

      Os preços dos passeios em geral são um pouco caros também, mas lembre-se: Desapego é o segredo. Dificilmente você se arrependerá.

    Se você quiser reservar na recepção do hotel, terá a vantagem do conforto, mas a desvantagem do preço. Se você procurar na internet e utilizar ferramentas como o TripAdvisor para checar a idoneidade da agência, não tem erro. Além de economizar nos preços, você já sai com todo o seu cronograma fechado.

       As opções são ilimitadas e para todos os gostos: Gosta de esportes aquáticos ou terrestres (lá tem lindos campos de golf por exemplo)? Gosta de interagir com animais? Gosta de trilhas? Gosta de mergulho? Gosta de roteiros gastronômicos? Gosta de vinhos? Gosta de roteiros culturais? Gosta de um dia inteiro de tratamentos no Spa? Isso só pra citar os que dá pra lembrar agora!

       Guarde um tempinho para curtir o seu hotel, mas não deixe de se aprofundar um pouco nas ilhas em que estiver.

     Vamos dar um olhada nos que tivemos a oportunidade de fazer, ilha por ilha.

     Tahiti - Infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer muita coisa em Papeete, pois a nossa estada lá foi bem curta. Durante o nosso translado ao porto para pegar o barco até Moorea pudemos conhecer a região próxima a ele, repleta de lojas, locais para comer e um mercado. Como estava bem cedo, a maior parte dos estabelecimentos estava fechada, mas deu pra ver que o centro da cidade se parece muito com as nossas cidades do interior. Nada de prédios altos, shoppings e outras coisas das "cidades grandes". A maior riqueza deles é realmente a sua natureza. E dá pra ver que eles são muito felizes assim. Mas se você tiver mais tempo por lá, não deixe de explorar um pouco da ilha. Dizem que existem praias maravilhosas. Fiquei muito triste de não ter conseguido conhecer Teahupoo. Apesar de não surfar, gosto do esporte e queria ter visto a praia das ondas gigantes. Fica pra próxima.

      Moorea - Por ser uma ilha bem menor que a primeira, pode-se conhece-la tranquilamente em pouco mais de meio dia. Nós optamos pelo conforto de fazer esse roteiro com uma agência de receptivo local, que já estava incluída no nosso pacote. Fazer sozinho tem as suas vantagens, mas as informações prestadas pelo guia e os locais que só ele sabe nos levar, fazem a diferença a favor da visita guiada. Durante a volta a ilha é possível conhecer outras praias, a cidade, os pequenos vilarejos... O impressionante é realmente ver a alegria daquele povo, que vive em casas tão simples mas são tão ricos em espírito. Uma curiosidade é que as pessoas mais simples ainda seguem os costumes mais antigos e enterram os seus entes queridos no quintal da própria casa. Estranho, mais com um imenso simbolismo e demonstração de carinho. Durante o dia ainda temos a oportunidade de visitar uma fazenda de abacaxis. Uma das principais atividades econômicas da ilha, com industrias que fazem diversos tipos de produtos, o abacaxi de lá e metade do tamanho do nosso, mas com um sabor divino. Durante todo o percurso, nas paradas, temos vários tipos de sucos e frutas para matar a fome. Mas o ponto alto de todo passeio é realmente a subida ao miradouro de Belvedere. A vista é extasiante e hipnotizante. De lá é possível ver as baías de Opunohu e Cook, além do monte Rotui. Não deixe de fazer este passeio.


Vista do miradouro de Belvedere


Nosso meio de transporte


Plantação de abacaxis

Uma das flores típicas encontradas pelo caminho

Nós, o Monte Rotui e a baía de Opunohu

Parada pra um lanchinho bem Diet

       Além de dar a volta a ilha, ainda fizemos a nossa primeira interação com golfinhos lá. Unimos o útil ao agradável, já que o Dolphin Center ficava no nosso hotel, bem próximo ao nosso bangalô inclusive. A experiência é realmente maravilhosa. Durante cerca de 2 horas é possível aprender um pouco sobre a biologia destes animais, tocar e interagir com eles. Uma vivência que fica eternamente na memória.

      Bora Bora - Apesar de termos ficado em uma das ilhas secundárias (Motus, como eles chamam), como a maioria das atividades de lá são no mar mesmo, não tivemos dificuldades, pois as lanchas das agências vão até os hotéis.

      O primeiro passeio que fizemos foi o de observação de tubarões e alimentação de arraias. Como ele é feito dentro da área de mar entre a ilha principal e o cinturão coralino que a circunda, o mas não tem ondas ou correnteza. A primeira parada é feita em um ponto de profundidade de cerca de 15 metros. O impressionante é a visibilidade da àgua. É possível enxergar o fundo já do barco!!! Um dos guias cai na àgua com iscas para atrair os tubarões, e nós vamos em seguida, armados com nossas câmeras e com nosso material de snorkel. As espécies mais comuns de lá são os tubarões Galha Preta e Limão. Ambos podem atingir cerca de 3 metros, mas os maiores geralmente ficam nas áreas de mar aberto. O guia desce com a isca até o fundo, seguido por um cardume de peixes, e logo em seguida os Limões começam a aparecer. Com eles são de ficar mais próximos aos corais, não sentimos a emoção de VE-los mais de perto. Já estava ficando meio triste, mas aí começaram a chegar os Galha Pretas. Com comportamento mais de superfície, estes animais não são agressivos em um ambiente farto de alimento como lá. Geralmente mantendo uma distância maior que 3 metros de nós, proporcionaram uma experiência fantástica. Mas o melhor ainda estava por vir. Mais alguns minutos de navegação e ancoramos em uma grande área sem corais, com cerca de 1,20 m de profundidade. Mais uma vez, a transparência da àgua impressionava. Poucos minutos depois, enquanto recebíamos as instruções, o barco estava cercado de inúmeras arraias manteiga. INCRÍVEL. Ao cair na àgua éramos calorosamente recebidos. Surpreendente a docilidade daqueles animais! De vez enquanto uma trombadinha aqui, uma mordidinha acolá... Mas tudo muito emocionante. Passamos uns 40 minutos de puro êxtase (pelo menos eu passei!). De lá seguimos para uma terceira experiência. Desta vez um snorkel numa grande área de corais. Peixes de todas as cores, corais de todos os tipos, invertebrados,... E uma imensa morea. Ela parecia ser de estimação de um dos guias, pois até peixe eles dividiram boca a boca!!! Não acredita?! Veja a foto abaixo. Depois ainda seguimos a volta a ilha e fomos devolvidos ao hotel sãos, salvos e maravilhados. Não diria nem que este passeio é recomendado, ele é O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-O.


Galha Preta acompanhado por suas Remoras

Explosão de vida

Guia levando a isca para o fundo


Uma sereia!!!

Olha a Arraia Manteiga querendo pegar intimidade!

Vai um carinhozinho aí?!



A paisagem do caminho. Chatoooo!!!

O guia e sua moréia

Alimentando a moréia boquinha na boquinha

        Nossa segunda experiência foi o Aqua Safari, que é uma caminhada subaquática com capacetes de ar, como se fossem os antigos escafandros  Somos buscados no hotel e levados até o barco que serve de base para o mergulho. Lá somos instruídos sobre os procedimentos a seguir e então seguimos por uma escada para cerca de 8 metros de profundidade, recebendo o ar bombeado por mangueiras para os nossos capacetes. Recebemos pedaços de pão para atrair os peixes e permanecemos de 30 a 40 minutos curtindo aqueles momentos. Se você nunca fez este passeio no caribe ou outro local, vale a experiência.


Casal 1000 no Aqua Safari

     Como a base do Aqua Safari era muito próxima do intercontinental Le Moana, pedimos para ser deixado nele mesmo, assim poderíamos conhecer a ilha principal. Ficamos curtindo um pouco a estrutura do nosso hotel irmão e depois alugamos umas bicicletas para ir até o centro da cidade, que fica bem próximo ao hotel. Bem simples, mas vale a visita. Lá você encontrará lojas de artesanato, comida, roupa... Poderá ver um pouco do comportamento dos nativos e fazer umas comprinhas. Na volta ao hotel paramos no restaurante Bloody Marys que descrevi mais acima.


Imagens do centro de Bora Bora



        No resto do tempo ficamos curtindo o nosso maravilhoso hotel, que, em si, já era cheio de atracões.
          Rangiroa - As opções no Atol não são tão variadas quanto nas ilhas anteriores, mas nem por isso menos interessantes, pelo contrário, foi lá que tivemos as nossas experiências mais marcantes.

         O único passeio que eu e Grazi fizemos juntos, valeu muito a pena. Fomos a Blue Lagoon. Uma área de mar deserta e protegida, do outro lado do atol, a cerca de 1:30h de barco do nosso hotel. Este é um passeio de praticamente o dia inteiro e imperdível pela beleza alucinante do lugar. A água não ultrapassa 1 metro de profundidade. Foi lá que conheci todos os tons de azul e verde existentes, alguns que eu nem conhecia também. O local é um berçário de filhotes de tubarão, além de outros animais. É possível fazer Snorkel ou apenas relaxar nas águas mornas do lugar. Por volta do meio-dia é hora de partir para o almoço, composto de peixes pescados e feitos ali, na brasa, na hora, e acompanhados e de sucos, arroz, salada... Aproveite para pegar o resto do seu peixe e alimentar os tubarõezinhos e arraias que ficam na beirinha.


Imagens da Blue Lagoon

Gato todo




Tubarõezinhos 
Lindo demais...


       O dia foi muito agradável, mas o melhor estava por vir. Na volta para o hotel é feita uma parada muito próxima a lagoa. O guia começa a laçar pães e restos de peixe na água, e de repente estamos cercados de peixes de todas as cores. Como a agitação na água é intensa, pouco tempo depois chegam os papais, as mamães e os outros parentes adultos dos tubarõezinhos da lagoa. Tinha uns 15 a 20 cercando o barco. Incrível. Chegou a hora então de.... Cair na água é claroooo!!! Não foi todo mundo que caiu, mas poder ver aqueles animais fantásticos interagindo em seu ambiente foi fantástico. Não me senti ameaçado em nenhum momento. Pra quem não quis pular na água não teve problema. Segurando uma cabeça de peixe o guia atraia os tubarões para próximo do barco. De repente ele faz um movimento abrupto e pega um dos tubarões na unha!!! Incrível!! Todos tiveram a oportunidade de ver de perto e tocar naquele esplêndido animal. Assim terminamos o dia mais uma vez maravilhados.


Galhas Pretas

Quantos tem aí?!

Olha a lindeza do guia!

Tubarão pego na unha

       Assim acabou a programação dos nossos passeios juntos, mas para mim ainda faltava alguma coisa. Lembram-se quando eu disse que tinha feito meu curso de mergulho especialmente para lá?! Pois é, era chegada a hora. Combinei 2 mergulhos no dive center que ficava no próprio hotel.

         No primeiro fizemos um mergulho preparatório a cerca de 10 a 15 metros. Incrível como a luminosidade chega limpa a esta profundidade. Rangiroa é um espetáculo em vida marinha. Um dos pontos de mergulho mais bonitos do mundo. Podemos comprovar isto em cerca de 40 minutos passeando por entre corais e peixes de todos os tamanhos e cores. Alguns até nos seguiam em busca de alguma comida, ou por curiosidade apenas. Inesquecível.




     Mas foi no segundo mergulho que a minha viagem se transformou em muito mais do que eu poderia imaginar. Como eu já disse, Rangiroa é um atol. Para alimentar a “lagoa” que existe dentro do anel de terra firme que compõe a estrutura de um atol, existem passagens de águas que vem e voltam do oceano conforme a maré. Foi exatamente em uma destas passagens, a Tiputa Pass, que fizemos o mergulho. Aproveitamos o horário em que o fluxo pela passagem se dava do oceano para a lagoa. Uma curiosidade sobre esse fenômeno: durante este fluxo existe uma grande atividade de predadores em busca de comida, então você pode imaginar a concentração de vida nestes momentos. É impressionante tembém a velocidade que a corrente atinge nestes momentos. Para ficar parado é preciso se agarrar com força em algo, caso contrário você é levado a uma velocidade alucinante. Caímos na agua e começamos a ir em direção aos corais. Dentro da água em mar aberto é difícil ter uma percepção de quão profundo você está, mas é incrível a mudança dos tons conforme você vai progredindo. Estava tão maravilhado e acompanhando a guia, quando percebi que tudo que era clorido ia se transformando em tons de azul. Estava imerso em um mundo onde tudo era azul. Quando olhei para o computador de pulso vi que estávamos a 35 metros de profundidade. Nesta hora uma descarga de adrenalina tão gostosa tomou conta de mim! A primeira coisa que fiz foi olhar pra cima e ver toda aquela imensa massa de água acima da minha cabeça. Mas a sensação de segurança e tranquilidade transmitida pela guia é tão grande, que você logo esquece que está tão fundo. Nesta hora chegamos ao paredão coralino. A quantidade de animais é impressionante, mas nada se comparava ao que estava por vir. Lembro como se tivesse acabado de sair do mar. Acho que se fizer uma tomografia, vai aparecer as imagens dessa aventura lá na máquina. A emoção começou com o encontro com uma pequena, mas chamosa tartaruga, que se alimentava como se nem estivéssemos lá. Era possivel quase tocá-la. Passei um tempo seguindo ela, quando percebi algum movimento um pouco acima de mim. Ao olhar pra cima... Surpresa!!! Um cardume gigantesco de imensas barracudas. Devia haver umas 200 todas juntas e caçando (não é história de pescador não!!!). Lentamente elas seguiram seu caminho. Fiquei meio hipnotizado com aquilo, mas derrepende a guia começa a sinalizar em direção ao fundo. Era mais um cardume, desta vez de peixes pequenos, mas que estavam extremamente agitados. Vindo das profundezas eis que começaram a brotar dezenas de tubarões galha preta. Não é exagero!! Todos em um grande “rendezvous” alimentício. Incrível ver a velocidade e a voracidade do ataque daqueles animais ao carudume de pequenos peixes. Presenciar tudo aquilo já era maravilhoso, mas toda aquela agitação acabou atraindo mais gente para partilhar o banquete. Peixes Napoleão, enormes Atuns e.... Golfinhos!!! Sim! Eles vieram também! Uma família com 4 integrantes, sendo um deles um pequeno filhote. Nunca poderia imaginar no meu mais louco sonho, poder interagir daquela forma com aqueles animais. Incrível como eles se aproximaram de nós e permaneceram por algum tempo até seguirem em frente. Dá pra imaginar como eu estava feliz e realizado?! Não, pois pra terminar, já no término dos nossos 45 minutos de submersão ainda encontraríamos brevemente a princesa dos oceanos, a Raia Manta. Que animal gracioso e imponente... Cheguei devolta ao hotel embasbacado de tanta felicidade. Tudo que eu poderia sonhar havia se tornado realidade. Não havia nenhum dinheiro que pudesse pagar aquele momento.


Explosão de vida em tons de azul a 35 m de profundidade

A tartaruga

Golfinho

Tubarão

Barracuda

A mãe e seu filhote

        Estas foram as nossas experiências, mas sempre haverá algo que se adapte a você. Algo que preencha todos os seus sonhos e supere em muito a sua imaginação.

CONCLUSÕES

              A Polinésia Francesa está ao seu alcance?!

        Com certeza que sim. Assim como boa parte dos seus sonhos estão. Basta traçar o seu objetivo e persegui-lo com todas as suas forças.

         Se você ama a natureza como eu, posso garantir que jamais se arrependerá.

            Não tive coragem de marcar a Polinésia na minha pele, mas ela está marcada eternamente em minha alma.

          Ainda há muito o que conhecer no mundo, mas ainda terei a oportunidade de voltar até lá.

               Nesta ou em outra vida.

               Faça um favor a você mesmo.

          Vá conhecer o paraíso em vida e enquanto nós não o destruirmos. Pois quando formos dessa para uma melhor, não sei se haverá algo tão bonito assim.


FIM