terça-feira, 2 de abril de 2013

San Andrés: O fantástico mar das 7 cores - Parte 1.



Cá estamos nós de volta ao ponto de origem que é a nossa casinha.

Graças a Deus foi uma viagem tranquila e super proveitosa.

Vamos lá então. Venha conosco na nossa aventura.

Ah! Devo lembrar que esse será o meu primeiro relato oficial como Blogueiro (se me permitem o uso do título),então vou tentar relatar as coisas de forma mais detalhada e com maior registro fotográfico. Espero que seja mais esclarecedor para vocês (desculpem se o post ficar muito grande).

Este primeiro post será sobre San Andrés. Depois farei um sobre Bogotá.

Primeiras impressões

Antes que vocês achem que eu odiei a viagem, vou logo adiantando que San Andrés tem o mar mais lindo das ilhas do caribe que já tive a oportunidade de ir até agora. As cores, a temperatura da água, a sua transparência... Tudo simplesmente perfeito. Ao meio dia a cor do mar é tão vibrante que parece que a água e fosforescente. Porém, infelizmente, ela consegue ter uma das piores estruturas de turismo que tive a oportunidade de conhecer. Mas isso não deve de forma alguma lhe desanimar, apenas esteja alerta e vá de espirito aberto e preparado para alguns perrengues, desse jeito você vai aproveitar bastante o lindo mar das 7 cores.


Olha a cor desse mar!!

A temperatura na ilha é sempre alta, durante todo o ano, sendo os meses de outubro e novembro os mais chuvoso, mesmo assim nada que dure mais de um dia ou poucas horas.

Gráfico das temperaturas


Gráfico das chuvas
Três a 4 dias inteiros na ilha são suficientes para se conhecer o principal, mais do que isso pode se tornar monótono. Procure conciliar a sua visita com uma parada em Bogotá ou Cartagena das Índias.

A ilha é bem pequena (27 km quadrados), podendo-se dar a volta em pouco mais de 1 hora de carro. No centrão também é tudo bem perto, podendo se chegar a todos os lugares a pé. Entretanto o calor às vezes pode tornar qualquer pequeno trecho simplesmente insuportável, principalmente ao meio dia. Sendo assim procure ficar por perto da confusão. A praia de Sprat Bight é o melhor local.


Mapa turístico da ilha

Seus preços em geral são cerca de 30 a 40% mais baratos que no Brasil, apesar de ser uma ilha distante do continente, mas estes valores podem subir consideravelmente durante a alta estação. Uma coisa boa é que ela é uma região de zona franca, ou seja livre de impostos, então existem várias lojas Duty Free.

Pela primeira vez fui a um lugar que não tinha turistas japoneses (isso não é bom não hein!). Também vimos poucos americanos ou europeus. A grande massa de turistas vem das regiões mais próximas, como Nicarágua, Panamá, Venezuela e a própria Colômbia. Brasileiros, vimos poucos. Quem já teve a oportunidade de conhecer vários lugares, sabe que a ausência de japoneses, europeus e americanos já reflete a precariedade da estrutura de turismo do local, pois estes turistas são extremamente exigentes. Então quando for a algum lugar e não vê-los, pode desconfiar.

As praias são maravilhosas, mas cheias de pedras e restos de corais, então uma sapatilha ou um calçado que não saia do pé são extremamente bem vindos. Não tem nenhum?! Não se preocupe, lá tem uma porrada e bem baratinho.

O espanhol é bem falado e compreensível, apesar de quando eles querem que você não entenda nada, falam em Creole mesmo. O assédio também é meio chato, TODA hora vem alguém lhe oferecendo alguma coisa. Coisas que do terceiro mundo que estamos acostumados, mas pra você que quer descansar pode ser tornar um grande tormento.

A influência do Reggae é notável por toda a ilha, nas casas, nos restaurantes, nos cabelos, nos cigarrinhos do capeta...

Vamos então ver com maiores detalhes como foi a nossa viagem.

A epopeia da ida

Nossa peregrinação começou no dia 14/03 com um voo da nossa cidade até Salvador, ponto de partida para a viagem em si. Após uma noite na terrinha natal, seguimos a procissão. O segundo voo, no dia 15 pela manhã, foi de Salvador a Bogotá, com uma conexãozinha de 04 horas em São Paulo. O primeiro trecho (Salvador a Guarulhos) foi com a TAM – Excelente voo e aeronave, passou rapidinho. Nosso segundo trecho (Guarulhos a Bogotá) foi de LAN. Aí vem um detalhe importante: apesar de formarem a LATAN, as companhias se comportam ainda como 2 distintas em determinados aspectos. Apesar de a mala ter seguido diretamente a Bogotá, nós tivemos de sair do desembarque doméstico e fazer um novo check in nos guichês da LAN para obter o cartão de embarque para o segundo trecho. Então se ligue pra não ter confusão. Falando um pouco sobre o voo da LAN em sua divisão colombiana, devo dizer que fiquei meio decepcionado, levando em consideração os voos que já tinha feito com a companhia para o Chile. O avião tinha a conformação de 3 X 3 poltronas (ao contrário da avianca que é 2 X 4 X 2), sem telinha individual ou grandes luxos. A comida foi comível apenas, mas no geral deu pra encarar legal. São entre 6 e 6:30 h de Guarulhos a Bogotá. Destas, eu e Grazi devemos ter dormido umas 4 h (acho que ela dormiu uma 6:20 h pra falar a verdade...) e nas outras 2 assisti um filme legal que estava passando na telinha a 1 m e ½ da minha visão (não tinha áudio em português, mas a dublagem em espanhol foi boa pra ir esquentando o ouvido). Chegamos em Bogotá por volta das 20:30 h (lembrando que lá são 2 horas a menos de fuso). Aí é que vem a sacada: pra não pegar uma nova conexão e chegar em San Andrés de madrugada, preferi uma conexão longa, saindo de Bogotá apena no dia seguinte ao meio-dia. Se você nunca fez uma conexão de voo internacional para voo local, aí vai uma informação que você não vê na maioria dos sites: você sempre fará a imigração no primeiro aeroporto que descer, e isso inclui pegar a sua mala e despacha-la novamente, mesmo que ela já esteja etiquetada para o seu destino final (em uma conexão internacional-internacional, isso não é necessário, mesmo que na sua parada você queira descer na cidade da conexão para conhece-la em algumas horas até o próximo voo – em um post posterior vou procurar esclarecer isso um pouco melhor). Ou seja, como nosso destino final era dentro da Colômbia, tivemos de fazer a imigração e pegar a nossa mala para despachá-la posteriormente. Foi o que fizemos no dia seguinte, quando embarcamos mais uma vez com a LAN para San Andrés. O avião desta vez foi bem simples, mesmo porquê o voo duraria menos de 2 horas. Foi servido só Snacks com bebida e não haviam opções de entretenimento (leve seu iAlguma coisa pra passar o tempo – eu preferi dormir. Ô coisa boa!). Enfim chegamos ao mar das 7 cores!

O avião de São Paulo a Bogotá

A refeição do voo. Ravioli de alguma coisa + sobremesa

Lanchinho do voo a San Andrés

Aeroportos e imigração

Como eu falei no post de Punta, o aeroporto de Bogotá (El Dorado) está passando por uma reestruturação completa, e se transformando em um grande aeroporto de primeiro mundo, mas por enquanto as coisas estão meio confusas, então atenção e, na dúvida, sempre procure informação. A área reformada, no momento, está destinada aos voos internacionais apenas, então nosso desembarque foi por lá. O ambiente está realmente impressionante e agradável. Tudo bem sinalizado e fácil de achar. Tivemos um pequeno susto com a demora da nossa segunda mala, mas felizmente ela chegou. Dê uma olhada no site www.elnuevodorado.com.


Maquete de como ficará o aeroporto

Para o embarque do trecho doméstico você 2 opções: o Aeroparque ou o antigo terminal do aeroporto que está servindo para voos locais. O Aeroparque é como se fosse um pequeno aeroporto anexo ao principal, mas um pouco distante, sendo ligado por linhas de ônibus que levam os passageiros que estão neste tipo de conexão (internacional-local, ou vice versa). Porém de lá só saem voos da Avianca e de outra companhia pequena local. Como o meu era com a LAN, tive de ir para o terminal local que está ligado ao internacional por uma plataforma provisória no térreo (quando a obra estiver completa, este terminal será destruído). Mas não se preocupe, está tudo bem sinalizado e as pessoas informam sem problemas. Procure apenas estar atento se o seu voo sairá ou não do Aeroparque, principalmente se estiver voando de Avianca.

Corredor de acesso aos voos nacionais

Imagens do antigo terminal em funcionamento

Quanto à imigração, não tivemos problemas. Na entrada em Bogotá são feitas perguntinhas básicas: De onde vem? Para onde vai? Quanto tempo vai ficar? O que o leva até lá? Qual a sua profissão?... Sem muita implicância ou antipatia por parte do oficial da imigração. Seu passaporte é então carimbado e sua entrada permitida. Após sair da imigração você já está nas esteiras para pegar a sua mala (olhe nos monitores o número da esteira de bagagem do seu voo). Antes de sair propriamente você deverá entregar o formulário fornecido no avião preenchido e passar suas malas pelo Rx.

Como no novo aeroporto a tecnologia é maior, o que se lê em muitos Blogs sobre revistas rigorosas e repetitivas feitas pela polícia, estão muito melhores e mais objetivas. Realmente a presença da polícia e do exército é massiva em todos os locais, mas se você não tem cara de criminoso, uma olhada básica na sua mala de mão, uma palpadinha e um detector de metal... Nada agressivo ou demorado, e totalmente compreensível levando-se em consideração toda a história do país. Diga-se de passagem que a sensação de segurança é grande em todo o país após as medidas adotadas pelo governo.

Em San Andrés existe certa burocracia para se entrar. Se alguém já foi a Fernando de Noronha, vai entender como é. Como a ilha é uma área de proteção do país, você tem de pagar uma taxa de entrada no valor de 47.000 pesos (cerca de R$ 47), que é feita com a própria companhia aérea no check in ou no embarque. Após o pagamento você recebe um pequeno formulário de entrada que deve ser preenchido para ser entregue na “imigração”. Chegando à ilha não haverá novas perguntas, você deverá apenas entregar esse formulário ao funcionário que ficará com uma via e lhe entregará a outra. Guarde este papel, pois para sair você terá de apresentá-lo novamente. Perdeu?!! Multa, burocracia chata... Deixe no cofre do hotel junto com o passaporte. Se chegar junto com outros voos, prepare-se para longas filas, pois os funcionários são poucos e o sistema meio rudimentar. Saindo daí, resta pegar novamente as malar e correr para o abraço..

Ah! O aeroporto da ilha é bem pequenininho, mas pode ficar bem tumultuado em horários de muitos voos juntos, então chegue cedo na hora de fazer o seu check in para evitar confusões. As opções de alimentação não são variadas, mas dá para o gasto. A grande vantagem dele é estar localizado literalmente dentro da cidade, então você chega e sai dele muito rapidamente.

Saindo dos aeroportos

Em Bogotá as opções são as mais tradicionais possíveis. Infelizmente não há metrô e não me lembro de ter visto linhas regulares de ônibus, pelo menos na frente do terminal. O mais comum mesmo são os transfers dos hotéis e os taxis. Tive oportunidade de utilizar os 2.

Alguns hotéis de Bogotá oferecem serviço de transfer gratuito ou a baixo custo, entre no site do hotel que você escolher e veja se ele oferece este serviço. Vimos placas de várias redes na saída, e geralmente eles estão localizados na porta de saída de número 5. O hotel que escolhi para passar a noite entre os voos fica muito próximo do aeroporto e oferecia este tipo de serviço, e de forma gratuita. A van faz o percurso aeroporto-hotel e hotel-aeroporto a cada 45 minutos, praticamente durante as 24 horas do dia. O serviço é bem pontual e não tivemos dificuldades em encontrar a Van. Para agendar foi preciso entrar em contato por e-mail para avisar a hora da chegada, na resposta eles ainda enviaram fotos da Van e um mapa com a localização dela no aeroporto. Pessoal super atencioso. Mas vamos falar mais do hotel depois.

A van do hotel

Com relação aos taxis, eles estão localizados nas saídas 6 e 7 do terminal internacional. São amarelos e identificados com um adesivo na lateral como taxis oficiais do aeroporto. Depois vamos entrar em detalhes sobre as suas características, mas o fundamental é que são MUITO baratos, embora sejam carros caindo aos pedaços. De qualquer forma são uma excelente opção.

Em San Andrés, além das mesmas duas alternativas acima, você ainda tem uma terceira opção: a pé. Pois é, o aeroporto é tão dentro da cidade que alguns hotéis são extremamente próximos a ele, e se você for de muchilão essa é uma alternativa real. Mas o mais comum são os taxis mesmo. Da mesma forma que em Bogotá eles são carros caindo aos pedaços (veja se sua antitetânica está em dia). Porém eles são MUITO CAROS. Os caras exploram mesmo, na maior cara de pau. Mas vamos em frente.

Hospedagem

Bogotá está repleta de hotéis de alto padrão, mas também tem Hostel e outros tipos de hospedagem mais em conta. Como temos visto em todas as viagens que fazemos o preço dos hotéis em todo o mundo tem aumentado de forma vertiginosa. Hoje é difícil achar um hotel decente por menos de US$ 150,00 a diária. O que você economiza na passagem gasta nos hotéis. Mas garimpando um pouco e utilizando as ferramentas certas de pesquisa você consegue boas barbadas. Como já disse em posts anteriores Hostel não é muito a minha praia (pelo menos por enquanto), então utilizo bastante o Booking para ver quem tem o melhor preço, depois pesquiso os hotéis no TripAdvisor para checar a opinião dos hóspedes sobre o local e finalmente procuro sempre fazer a reserva no site do próprio hotel, pois acho mais confiável.

Como necessitávamos passar uma noite em Bogotá na ida procurei por um hotel o mais próximo possível do aeroporto. Existem alguns hotéis de alto padrão, mas que tem diárias superiores a US$ 250,00. Entretanto, olhando com cuidado, pude ver que o hotel mais próximo do aeroporto era também o mais barato. Pesquisando nas ferramentas acima citadas pude ver que o hotel tinha uma boa reputação e muitas qualidades. O nome do hotel?!! Aloft Bogotá Airport (www.starwoodhotels.com/alofthotels/property/overview/index.html?propertyID=3600&language=pt_BR). Só tenho elogios para o hotel. Suas instalações novíssimas, sua cara de hotel boutique, seus funcionários super atenciosos e gentis... Extremamente aconchegante. A diária dá direito a internet free, café da manhã e transporte de ida e volta ao aeroporto (que está a apenas 6 km do hotel). O lobby e a recepção são pequenos, mas aconchegantes. A estrutura é completa: dispõe de academia, computadores para acesso a internet e checar o estado dos voos, restaurante, lanchonete... Alguns detalhes são bem legais, como uma mesinha de bilhar e um piso de gel no elevador. O quarto é relativamente grande e bem aconchegante, com uma grande cama confortável e um banheiro com uma ducha bastante relaxante. Todo o desgaste da viagem foi embora após essa noite de repouso. Como não existe quase nada nas proximidades, ou você faz sua refeição no aeroporto ou no restaurante do hotel. Não tenha dúvidas, use o restaurante do hotel. A comida é muito saborosa e o ambiente super aconchegante. Como a noite em Bogotá é bem fria (< 15 ºC geralmente), existem torres de aquecimento que deixam o clima bem romântico. Infelizmente o café da manhã não é tão bom, pois as opções são poucas e tudo meio “Mclanche”, mas dá muito pro gasto. Enfim, muito boa relação custo X benefício. Recomendadíssimo.


O quarto

O banheiro

O piso de gel do elevador

O restaurante

A refeição



Em San Andrés a escolha do local para ficar já é muito mais complicada. Como falei no início, a estrutura de turismo da ilha é bastante precária. A rede mais badalada, que tem uns 6 ou 7 hotéis lá, é a Decameron. Todos eles são no esquema “all inclusive” e com preços de diária superiores a US$ 300,00. Vale a pena?! Acredito que não. Por que?! Porque a cidade tem boas opções de alimentação a baixo custo e a infraestrutura dos hotéis de lá, inclusive os Decamerons, são muito precárias para justificar um preço tão caro. Dê uma olhada na opinião dos hóspedes da rede Decameron no TripAdvisor e veja se ela se encaixa ou não no seu perfil. Infelizmente não poderei dar uma opinião melhor, pois não entrei em nenhum deles.

Buscando alternativas mais custo-efetivas, achei o Bahía Sardina (www.bahiasardina.com/es/), bem qualificado no TripAdvisor. A primeira dificuldade é reservar o quarto, uma vez que o processo inclui o depósito de 1 diária de garantia por transferência bancária. Só que o banco não existe no Brasil, sendo assim você tem de lançar mão do Booking ou de qualquer outra ferramenta de reserva de hotéis que utilizará o seu cartão de crédito como garantia, sem cobranças adiantadas. Mas, como tudo na vida, existe um porém. No site do hotel você tem opção de escolher entre diárias só com café da manhã, meia-pensão ou “all inclusive”, mas no Booking só existe a opção “all inclusive”. Queria a opção só com café, mas pra facilitar as coisas tive de pegar a única opção que o Booking oferecia (acabei não me arrependendo tanto depois).

O hotel em si tem mais uma estrutura de pousada, mas isso não chega a ser um defeito, porém já não justificaria o preço que eles cobram pela diária (cerca de R$ 250,00 a diária all inclusive no apartamento com vista para o mar). Além do apartamento com vista mar, você tem o sem vista, mas a diferença é tão pequena e a vista é tão maravilhosa que não tenha dúvida de escolher o primeiro. O quarto duplo que ficamos, na verdade dava para 4 pessoas, pois havia um primeiro ambiente com 2 camas de solteiro e um segundo com a cama de casal (tamanho tradicional mesmo, nada de queen ou king). Tente não procurar defeito nos móveis, na pintura ou nos detalhes da estrutura do quarto, fixe os olhos naquela vista esplendorosa e esqueça o resto. No geral a estrutura é bem satisfatória, não senti dores nas costas ao acordar e consegui tomar um banho relaxante todos os dias (requisitos básicos para uma hospedagem aceitável). A estrutura comum é toda “mini”, mas compatível com os 42 apartamentos disponíveis. Há um pequeno lobby, uma pequena piscina com bar seco e um pequeno restaurante onde são feitas as refeições, sem maiores mimos. Apesar das poucas opções, as refeições são bastante saborosas e bem preparadas, e não houve repetição de prato durante os 4,5 dias que estivemos lá. O plano “all inclusive” lhe dá direito às 3 refeições principais + lanche à tarde + open bar na piscina. O mini bar do quarto está fora do pacote, mas como tem vários mercadinhos próximos, isso é o de menos. O Staff é um dos pontos mais positivos do hotel. Todos muito simpáticos, atenciosos e solícitos, sem necessidade de gorjetas a todo o momento. Outro ponto forte é a sua localização, estando muito próximo a lojas, restaurantes, mercadinhos e “na cara” da melhor praia da ilha – Sprat Bight. E o porém?!! Ah... Sempre tem que ter um porém. Apesar da localização esplêndida, ao lado do hotel tem um bar que toca música ao vivo TODAS as noites, e a galera, cheia da cachaça na mente, faz um barulho ENORME até as 5 ou 6 da manhã!!! Sendo assim, se seu sono não é de pedra, você só tem 4 opções: ou enche a cara de Lexotan, ou enche o ouvido de algodão, ou vai dormir no ambiente com as 2 camas de solteiro (que fica mais distante da varanda) ou enche a cara e cai na farra também. No balanço geral eu daria uma nota 7 para o hotel, com uma relação custo X benefício aceitável.



Cama de Casal

Armário

Ambiente com camas de solteiro
A piscina

A vista da varanda

Uma das áreas comuns - Cafeteria

Caminhando pela orla durante os dias que estivemos lá, vimos também 2 opções que você pode considerar: O hotel Casa Blanca e o Lord Pierre.

Como se locomover

Como falei no início, a ilha é bem pequena e o seu centro é menor ainda. Sendo assim, se você tiver juízo e se hospedar nesta região, vai poder fazer tudo a pé. Mas se você preferir ficar mais afastado vai precisar de um meio de locomoção para ir ao centro. As opções são os taxis, os ônibus, as motos, os carrinhos de golf e as bicicletas, estes 3 últimos alugados.

Os taxis são muito caros, com preços pré-estabelecidos (sem taxímetro e sem tabela acessível ao usuário). Pra você ter uma idéia nós pagamos cerca de R$ 20,00 para rodar 10 minutos e menos de 2 Km do aeroporto até o nosso hotel. Além disso os carros são extremamente velhos, alguns caindo aos pedaços, literalmente. Só recomendo para ir e vir do aeroporto.

Ônibus não é muito a minha praia não, sempre tenho receio de pegar a linha errada e me perder. Além do mais, se os taxis estão naquele estado, imagine os ônibus (micro ônibus na verdade)! Sem falar na demora pra passar no ponto.

As bicicletas alugadas, só se você quiser malhar ou dar um passeio pela orla. Mas posso lhe adiantar que tem de ter coragem, pois o calor é de matar e não tem nem uma brisinha pra aliviar não.

As melhores opções são de longe os carrinhos de golf e as motos de aluguel. Moto eu não sei dirigir e nem quero aprender. Os carrinhos podem ser alugados na faixa dos R$ 80,00 com o combustível incluso. Na cidade muitos vão lhe oferecer o serviço, mas cuidado, pois alguns não incluem o combustível e os carrinhos estão em estado ruim, podendo lhe deixar na mão. Eu utilizei os serviços da Millennium Rent a Car e não tive problemas (ela fica próxima ao Decameron Aquarium). Você faz o pagamento adiantado e eles anotam os dados da sua carteira e do hotel em que você está, mas não ficam com nenhum documento seu. Após as 18 horas os carrinhos estão proibidos de transitar nas ruas (apesar de termos visto vários nas ruas), então eles tem que ser devolvidos até este horário. Como as estradas e ruas estão em estado precário de conservação o passeio pode ser um pouco penoso para a sua coluna, mas vale a pena por um dia.

Nosso carrinho por 1 dia

Mas tente usar e abusar dos seus pés, o meio mais econômico, embora algumas vezes incômodo devido o forte calor (deixe para o fim da tarde ou noite – a ilha é segura) e o ENORME número de pessoas que lhe aborda oferecendo 1001 coisas pra você comprar antes de morrer.

O transito na cidade e a conservação das vias também são meio amedrontadores. Tente imaginar centenas de milhares de motos + carrinhos de Golf + carros + ônibus + bicicletas andando todas juntas em uma rua que só passa um único carro, e ainda desviando dos buracos!!! Visualizou?! Desistiu de dirigir lá?! Não desista não, pois isso é só no centrão. Quando você está dando a volta a ilha é tudo muito mais tranquilo. A bagunça mesmo você só vai pegar por uns 10 a 15 minutinhos no máximo.

No próximo post continuaremos a nossa jornada. Aguardem...




24 comentários:

  1. qual das ilhas do caribe q vc recomenda conhecer se a pessoa tem q escolher só uma?
    leve em conta beleza,estrutura,preços,vôos,etc...
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana. Já estávamos com saudades dos comentários. Vou lhe falar conforme a nossa experiência, baseada nos lugares que já tivemos oportunidade de conhecer.
      PUNTA CANA: Se você quer paz e sossego, com uma ótima infra-estrutura de excelentes resorts all inclusive(inclusive para crianças), fazer poucos passeios (embora muito bons) e curtir um excelente mar.
      CANCUN: Se você gosta de passeios legais que duram o dia todo, excelentes hotéis all inclusive, também tem um excelente mar e tem muiiiittttaaaa baladação. Um luxo só.
      ARUBA: Se você quer misturar um pouco de cada coisa de punta e cancun. Tem passeio, bons hoteis, boas baladas, bom mar e tranquilidade.
      SAN ANDRÉS: Se você é amante do mar e não é muito exigente em termos de infra estrutura.
      Em todas elas o voo envolve sempre uma parada em algum aeroporto para conexão. Entre as companhias eu elegeria em ordem decrescente: Avianca, Copa, LAN e Gol.
      Em termos de preço todas se equivalem. O custo total acaba sendo muito semelhante. As regiões em época de furacão (Punta e Cancun) caem muito os preços. Tem muito tempo que não acontece, mas é sempre um risco.
      Pra ser mais objetivo e passional eu colocaria na seguinte ordem: Punta, Aruba, Cancun e San Andrés.
      Aproveite os pacotes ou os preços das passagens, tem muitas promoções agora.
      Obrigado pela participação. Estamos sempre aguardando os comentários.

      Excluir
    2. então,pra mim,o melhor seria punta cana mesmo...
      no momento,não posso aproveitar as promoçoes,pq tenho um bb de 5m,mas ano q vem me jogo!
      bj

      Excluir
  2. Fábio e Grazy,

    Parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar a experiência de vocês.

    Estou amando todos os relatos.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você Pri.
      São estes estímulos que nos fazem prosseguir.
      Espero que continue gostando.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Acabei de voltar de San Andres e adorei! Realmente, dirigir um carrinho de golf pela orla foi uma aventura boa. Também fui para Providência, um paraíso. De San Andres para Providencia são aproximadamente 20min voando. Um pequeno avião com 17 lugares, bem barulhento, mas, valeu pelas lindas fotos aéreas e rapidez em chegar na ilha. Local sagrado e perfeito para mergulhar e relaxar, pois é bem diferente de San Andres em todos os sentidos.

    Agradeço muito pelo seu blog, gostaria de ter lido antes da viagem. Suas dicas são ótimas.

    abraços

    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Márcia.
      Que bom que gostou da viagem e do Blog.
      Tentei ir a Providência, mas não consegui lugar no voo.
      Poderia descrever um pouco mais sobre como fez a reserva, valores e dar algumas dicas para os outros leitores?
      Mais uma vez obrigado e continue visitando o blog.
      Abraço

      Excluir
  4. Ola Fabio ! Eu e meu namorado estamos indo em outubro para lá,
    obrigada pelas dicas sobre o aeroporto de bogotá, serão muito uteis!
    Voce sabe se existe a possibilidade de pernoitar no proprio aeroporto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris.
      Fico feliz em ter ajudado.
      A parte nova do aeroporto é super legal e tudo está bem novinho. Se você quer economizar, tem umas cadeiras lá que dá pra tirar um cochilo e com alguns terminais bem vazios, mas o aeroporto não conta com nenhum serviço de hospedagem ou dormida rápida.
      Se quiser ter uma noite agradável e dormir bem, tem vários hotéis próximos ao aeroporto, mas o melhor custo X benefício é o Aloft mesmo.
      Obrigado pela visita ao Blog

      Excluir
  5. Fabio, tudo bem?
    Que bom encontrar informações sobre San Andres aqui, é bem difícil encontrar informações precisas e seu blog deu uma luz. Parabéns!
    Eu estou planejando em ir com uma amiga e estava propensa a ficar no Hotel Cocoplum na Playa San Luis, mas gostei dessa idéia de ficar num hotel com praia linda, perto do centro e poder almoçar Ceviche(AMO rs). Ah, se essa informação ajudar, eu acabei de achar esse hotel no Decolar e lá tem as opções de escolha só café da manhã, meia pensão e pensão completa, então acho que dá para fazer isso sem precisar fazer o tal depósito para o hotel. ;) Abçs, Dri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dri.
      Obrigado por prestigiar o Blog.
      O Cocoplum é um bom hotel, mas ficar no centro vale muito mais a pena.
      As outras praias bonitas podem ser acessadas pelos carrinhos de golf ou taxis.
      Não deixe de provar os cerviches!!! São fabulosos.
      Boa viagem a vocês e corra para aproveitar as promoções de passagens...
      Abraços

      Excluir
  6. Olá Fábio!
    Estou em um dilema grande, pois tenho que tirar férias neste segundo semestre e pretendo fazer minha primeira viagem ao exterior - sozinha!
    Pensei muito em ir a Cancún, até ouvir falar em San Andres, que me chamou atenção por ser um local pequeno e simples, além de acessível financeiramente. Como não falo outra língua, talvez eu "me viro" melhor por lá. Mas em Cancún é exponencialmente mais estruturado para receber turistas do ano todo. Por isso lhe pergunto: Para onde me recomenda ir? Caso tenha uma 3ª, 4ª, 5ª sugestão (rsrs) serão bem vindas!!!!!

    Obrigada e parabéns pelo blog completíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica
      Realmente esse é um dilema e tanto. Se puder opte por conhecer todas elas!!!!
      Mas como é sua primeira viagem vai depender muito do seu perfil pessoal:
      Se você gosta de altas baladas, uma natureza belíssima e organização de primeiro mundo - vá pra Cancun
      Se você é super naturalista, gosta de natureza e quer conforto em resorts all inclusive fantásticos - vá para punta cana
      Se você quer uma boa balada, belas paisagens e bons hotéis com um custo mais em conta - vá para aruba
      Se você quer paisagens estonteantes, um mar de tirar o fôlego e boa comida, com um custo melhor e não liga para muito conforto ou algo mais organizado - vá para san andrés
      Talvez, para ir só, Cancun seja a sua melhor opção. Dificilmente você não fará amizades por lá. Isso se não rolar algo mais...
      Espero ter ajudado.
      Ah! E não se preocupe quanto a língua. Todas essas ilhas falam o espanhol e eles são muito simpáticos para entender tudo o que disser. Essa deve ser a menor das suas preocupações.
      Qualquer coisa é só perguntar.
      Obrigado por prestigiar o Blog.
      Grande abraço

      Excluir
    2. Fábio, você é uma graça!
      Obrigada pela atenção e carinho!!!!

      Beijo grande

      Excluir
  7. Fábio, amei seu blog, mto detalhista!!! Estou querendo viajar para o Caribe, e estou mto na dúvida, pois tenho uma filha de 3 anos e quero mto aproveitar com ela. A sua dica permanece sendo Punta Cana o melhor destino caribenho com crianças???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma.
      Com certeza Punta Cana é a sua melhor escolha. Ótimos passeios e excelentes resorts all inclusive com muito boa estrutura para crianças, além de paz. Mas é preciso que vc consulte o tripadvisor para escolher um bom hotel.
      Cancun é a Disney do Caribe, junto com as Bahamas. O problema é que a agitação e badalação podem ser muito para uma criança ainda tão pequena. Sem falar na grande distância das atrações.
      Aruba e san Andres não tem boa infra-estrutura para crianças com menos de 5 anos.
      Avaliando essas variáveis, acho que punta é a melhor opção. Mas é só uma opinião pessoal.
      Obrigado por prestigiar o blog.
      Se gostou, indique a amigos.
      Grande abraço e boa viagem.

      Excluir
  8. Oi Fábio,

    Show todas as dicas do seu Blog, já tomei nota de várias.

    Irei para San Andres em Fev, e gostaria de sua ajuda para 2 pontos.

    O Hotel que ficarei está localizado na Calle 9 (Rede On Vacation), é muito distante do centro?

    Outro ponto é que fechei 3 passeios já e só agora que percebi que terei que me locomover do hotel até um ponto de encontro, Cais Portofino (Av Newball), é muito longe de um ponto ao outro?

    Agradeço desde já.. E aproveito para desejar um excelente 2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Priscila. Você não estará mal localizada, pena que ficará longe do mar. De onde você vai ficar para o cais ou o centro não serão mais do que 3 km até os principais pontos de interesse da ilha. Só tome cuidado a noite. Se for sair pra jantar ou badalar, talvez seja melhor voltar de taxi para o hotel. Não deixe também de alugar o carro de golf para dar a volta na ilha. Se quiser ver com mais detalhes as distâncias do seu hotel para os pontos de interesse, sugiro que use o Google maps. É só jogar o nome do hotel e a localização que você terá todas as distâncias.
      Um grande abraço é muito boa viagem.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fábio.
    Parabéns pelo blog, suas dicas são realmente muitoooooo úteis, e bem detalhadas. Obrigada!
    Tenho uma viagem programada para San Andrés do dia 01 a 10/03/15 ,
    A passagem está reservada pela COPA AIRLINES. Caso eu pense em trocar a passagem, é possível trocar a data e destino (sem taxas ?), fiz a reserva pela decolar...
    E a hospedagem fica por conta da Posada Nativa Miss Zelzel Place, fiquei meio perdida, tentando encontrar melhor local, e este oferecia melhor custo benefício em relação ao preço. Porém nao sei se fica no centro, ou nao...
    Mas como você falou, tudo muito simples. Não me importo, desde que o banho seja bom e a cama confortável a ponto de não ter dor nas costas, tá valendo. hehe

    Após seu post eu não tive como não ponderar entre San Andrés e Punta Cana
    >>é em PUNTA CANA que tem os passeios com o golfinhos, não é? meu sonho! :)

    Abraço, e valeuuuu muito pelas dicas!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla
      Obrigado pelo comentário! E pela leitura.
      Qualquer modificação de passagem depende da tarifa que você pegou. Se foi preço cheio, você pagará apenas a diferença de valor entre o preço que compro e o preço da data que você escolher. Mas se foi preço promocional, complica, pois existem multas e encargos, além da diferença do valor. Sendo assim pode não valer a pena. Para trocar o destino não é possível. Aí você terá de cancelar e comprar outra. Mas se quiser ter certeza, melhor enviar um mail ou ligar para a COPA.
      A pousada que você escolheu fica um pouco longe do burburinho e pode ser ruim de voltar andando a noite. É uma região meio deserta e escura. Os taxis são caros. Ví algumas fotos de lá e confesso que fiquei "com medo" do lugar. Kkkkk... Eu sugeriria algo entre o aeroporto e o hotel decameron delfines (no mapa do google ou booking ou tripadivisor você escolhe a localização), mas fica a seu critério.
      San Andrés é lindo Carla, o mar é maravilhoso, mas tudo muito simples. Lá você tem poucas e caras interções com golfinhos.
      Punta é o caribe dos grandes hotéis, o mar é bom, mas é tudo um pouco longe, mas o taxi é mais acessível. Existem interações com golfinhos a bons preços.
      Mas se você gostar de balada, um mar fantástico e quiser interagir com golfinhos, o melhor lugar sem dúvida é Cancun. Só que é a mais cara das 3.
      Quer uma sugestão?! Vá a todas! Fique de olho nas promoções e pesquise bastante que você consegue fazer a viagem toda, por 7 dias, por menos de 5.000 reais.
      Beijos e Boas viagens...

      Excluir
  11. Olá Fábio, tudo bem?
    Adorei seu post!!!
    Vou viajar em outubro e estou muito na dúvida em que lugar do Caribe me hospedar.
    Viajo todos os anos para o Nordeste. Geralmente fazemos 03 a 04 passeios que duram o dia todo e a a noite gostamos de passear em feirinhas de artesanato, restaurantes e lanchonetes. Ano passado fizemos uma viagem para um Resort afastado de tudo, em um esquema de 06 refeiçoes diárias e uma equipe de entretenimento bacana, mas confesso que fiquei entediada. Qual lugar do caribe você acha que parece mais comigo? Muito Obrigada,
    Pâmela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pâmela
      Obrigado por prestigiar o Blog.
      Das ilhas que visitei no caribe, as que se encaixam melhor no seu perfil são Aruba ou Cancun. Já li coisas legais também sobre Barbados, San Martin e Bahamas, mas não conheço ainda.
      O melhor de Aruba ou Cancun é que você pode aliar as duas coisas: o seu perfil e grandes resorts.
      Espero ter ajudado
      Um abraço e boas viagens

      Excluir
  12. Olaa
    Alguém ja foi pra san andres em setembro? Chove muito?

    ResponderExcluir