domingo, 28 de julho de 2013

Guia definitivo para montar sua viagem – Passagens e Aeroportos


Toda viagem começa aqui.

Tendo isso em vista e nos tempos que vivemos hoje, estar atento às promoções é fundamental.

A todo o momento pipocam ofertas na rede, algumas inclusive de enlouquecer.

Como já citei, o MelhoresDestinos é o melhor site para você ficar sabendo em primeira mão. Mas se você quiser, inscrevendo-se no site das companhias aéreas, você também as receberá em seu e-mail.

O problema das promoções é que elas tendem a “engessar” um pouco da sua viagem se você não pensar em alternativas.

Por exemplo:

Você compra uma passagem promocional do Brasil a Miami, mas quer conhecer Nova York também.
E agora, como fazer?
Simples.
Se você quer passar 5 dias em Miami e 5 dias em Nova York, deverá comprar sua passagem promocional para ficar 11 dias em Miami, pois assim poderá ir a Nova York e voltar sem problemas, comprando os trechos internos à parte.
Deu pra entender?!
Outra coisa que sugiro é que você vá primeiro a Nova York e depois fique em Miami, pois assim não correrá o risco de perder o seu voo de volta ao Brasil, caso ocorram imprevistos em Nova York.
Vou resumir como montaria essa viagem com o exemplo de roteiro abaixo:
10/06 – Voo promocional Brasil – Miami.
11/07 – Dormiria em Miami, pois assim evitaria perder o voo a Nova York caso ocorre-se algum imprevisto.
12/07 – Voo normal Miami – Nova York
13 a 15/07 – Ficaria em Nova York
16/07 – Voo normal Nova York – Miami
17 a 19/07 – Ficaria em Miami
20/07 – Voo promocional de retorno ao Brasil
Acho que agora ficou melhor pra entender.

Assim como o exemplo acima, que inclui apenas 2 destinos, você pode incluir quantos destinos quiser na sua viagem, desde que lembre-se de pegar todos os dias que pretende ficar por lá e incluir mais 1 ou 2 por segurança. Não deixe as suas conexões com voos comprados em separado muito justas, pois poderá perder o voo seguinte sem direito a reembolso.

Outra coisa é que as passagens promocionais geralmente exigem que você fique um período mínimo no destino, geralmente o mínimo de 5 a 7 dias. Mas isso só é um problema se você não puder ficar esse tempo mínimo por lá.

Outros inconvenientes das passagens promocionais são os horários dos voos, suas conexões e a maratona de viagem. Algumas vezes os voos podem sair durante a madrugada, envolver mais de 1 conexão e dispender muito tempo entre um voo e outro dentro da conexão.

Por exemplo: Você teria coragem de pegar o seguinte voo para Miami?
Voo saindo às 04 h da manhã e envolvendo conexões no Chile e no Peru antes de chegar em Miami. A primeira conexão demoraria 6 horas entre os voos, e a segunda 8 horas de diferença. Ou seja, uma viagem direta que duraria cerca de 8 a 9 horas, passaria a durar 24 a 30 horas.
Você teria coragem de fazer isso para poupar 300 a 500 reais?!
Isso sem falar no risco de extraviar a sua bagagem entre uma conexão e outra!

Confesso que eu não teria coragem.

Eu preferiria pegar conexões mais largas, de 12 ou mais horas, pois assim conseguiria dormir uma noite na conexão e aproveitar para conhecer a cidade.

É verdade que muitos aeroportos das grandes capitais do mundo já oferecem serviços de tours relâmpago pelas cidade, que podem ocupar o seu tempo se você tiver mais de 8 horas entre os voos (e não estiver de madrugada é claro). Nós vimos isto em Bogotá e no Panamá. Onde você pode fazer um City Tour ou um Tour de compras através de agências especializadas neste tipo de programa, garantindo que você estará no aeroporto antes do seu voo sair. Lembro também que para fazer isso você terá de fazer todo o processo de imigração de entrada e saída, e isso pode desistimular um pouco esta aventura.

Lembro ainda que você não pegue conexões onde os horários entre os voos seja menor do que 2 horas. Atrasos no voo inicial, atraso no desembarque, tempo para procura do novo portão de embarque, entre outros fatores, podem ser bem desesperadores. É claro que a companhia aérea é responsável pela sua chegada ao destino final, e você chegará lá, mas perder uma conexão é uma dor de cabeça infernal, ainda mais fora do seu país.

Eu sempre prefiro os voos diretos, mas isso é cada vez mais raro de encontrar, ainda mais com um bom preço. Agora, procurar não custa né?! As vezes você consegue achar, ainda mais se procurar com antecedência e se a viagem envolver grandes cidades, que têm um grande movimento aéreo.

As companhias fazem isso para poder dividir os custos do voo mais longo, levar mais passageiros e assim lucrar mais. Ainda tem o fato de precisar de menos combustível e assim poder compensar o peso mais leve do avião levando mais carga. Quem vai culpá-los?!

Outra coisa a estar atento é com as regras tarifárias das passagens promocionais. Geralmente elas não direito a acumular milhas, se você tiver de cancelar só vai recuperar uns 30% do que pagou, e se tiver de mudar a data vai ter de pagar multa e a diferença das tarifas. Algumas até incluem você como última prioridade em caso de relocação de aeronave na perda de uma conexão. Então sugiro que antes de comprar você leia bem as regras tarifarias e tenha o mínimo de certeza de que vai poder voar naquela data e ficar aquele tempo fora. Mas os seus direitos de passageiro serão os mesmos em caso de atraso, overbooking, cancelamento de voo...

Economizar é ótimo, mas tem os seus perrengues...

Agora se você já tem a data da sua viagem certa, com tudo planejado e não dá pra esperar as promoções, então muita paciência para gaimpar a melhor barganha. Siga os conselhos abaixo.

1-      Antecedência – Aí não tem muito jeito. Você tem que se planejar com uns 4 meses mais ou menos para encontrar bons preços. Após este período os assentos começam a vender, e cada um que é vendido vai aumentando o preço da passagem que você vai encontrar.
2-      Pesquisa – Aí entram os sites de busca, como o Decolar, Kayak, Submarino Viagens... Através dele você descobrirá qual a companhia aérea está praticando os melhores preços. Antes de fechar, sugiro que você verifique no site da própria companhia aérea, pois as vezes você consegue achar melhores horários com o mesmo valor ou com pouca diferença.
3-      Ponderação – Antes de ficar ansioso para comprar logo aquela passagem que é uma pechincha, dê uma olhada nas outras opções. Algumas vezes você tem um voo melhor ou sem conexões/escalas por 200 ou 300 Reais a mais, mas que vai lhe poupar tanto desconforto que talvez valha a pena pagar um pouco mais caro.
4-      Procure alternativas – Se você pegar um voo que tenha conexão em alguma cidade que seja do seu interesse, procure ver se a passagem dá direito a “stopover”, que é uma parada no local de conexão/escala sem custos adicionais ou com custos mais em conta que comprar duas passagens. Por exemplo: você vai até Paris pela TAP com conexão em Portugal, consulte então a companhia aérea e procure saber se ela permite que você faça o stopover de 5 dias (pode ser até 30 dias) lá em Portugal antes de seguir viagem e os custos disso.
Ainda neste tema, antes de comprar uma passagem direta de um destino ao outro, procure verificar se comprando passagens em separado sai mais barato. Por exemplo: Uma fez eu fui de Salvador a Foz do Iguaçu e a passagem direta com conexão em São Paulo, saia quase uns 1000 Reais. Então eu pesquisei o trecho Salvador-São Paulo e depois São Paulo- Foz do Iguaçu, e para minha surpresa as duas passagens compradas em separado reduzia o custo total para menos de 500 Reais. É claro que isso tem seus riscos, pois se você perder o primeiro voo, perde o segundo sem direito a protestos. Vai ter de rebolar pra continuar a viagem. Mas a economia as vezes compensa bastante. Só se atente a deixar pelo menos umas 5 horas de intervalo entre os voos, para o caso de imprevistos. Lembre-se que você terá de desembarcar, pegar as malas e fazer novo check in. Algumas vezes eu prefiro dormir uma noite no destino intermediário. Principalmente quando a viagem é internacional.
5-      Reserva para múltiplos destinos – Você compra todas as passagens em separado?! Não sei se já percebeu que todos os sites de reserva de passagem, seja dos buscadores ou das companhias, existe uma opção para múltiplos destinos. Ela fica junto das opções de ida e volta e só ida, geralmente lá em cima da opção de cidade de embarque. Utilizá-la pode gerar alguma economia e ainda garante que se algum voo tiver problema, você chegará ao seu destino final sem nenhum custo adicional. Por exemplo:  Você quer viajar do Brasil a Miami, depois a Nova York, depois a Orlando, depois voltar a Miami e finalmente retornar ao Brasil. Nesta opção de múltiplos destinos, você poderá lançar cada voo em separado e escolher os melhores horários. No final você terá o preço total e poderá comparar com a compra de cada trecho em separado. Não deixe de comparar também o preço dos mesmos voos em diferentes companhias aéreas. Dá um pouco de trabalho, mas pode gerar economia e ainda voos com horários mais confortáveIs.
6-      Flexibilidade – Procure ser um pouco flexível nas datas. Às vezes 1 dia a mais ou a menos pode trazer diferenças substanciais no preço das passagens. Hoje a maioria dos sites das companhias aéreas já oferece uma opção na página de reserva para datas flexíveis. Assinalando esta opção, quando você visualizar o preço na data que você escolheu, acima verá os valores caso você embarque alguns dias a menos ou a mais. Por exemplo: O embarque de um voo na quinta pode ser muito mais barato do que na sexta, ou na quarta do que na segunda...
7-      Seletividade – Cuidado com fantásticas pechinchas em companhias aéreas que você nunca ouviu falar. Pesquisar opiniões sobre ela, sua pontualidade, sua taxa de cancelamentos, seus aviões e outras, pode lhe poupar dores de cabeça.
8-      Atenção as conexões – Como já falei antes, procure não escolher voos com conexões muito curtas (menores do que 2 horas). A companhia é responsável para que você chegue ao seu destino final, mas como ela fará isso... Então se quer ter menos dores de cabeça, siga essa recomendação. As vezes os trâmites nos aeroportos podem demorar bastante. Cuidado.
9-      Use e abuse das companhias "low cost" - Na Europa principalmente, companhias como a EasyJet, praticam preços inacreditáveis. Passagens de Paris a Roma por 30 Euros, por exemplo. É claro que nem tudo são flores. Você terá de pagar por cada mala despachada, se quiser embarcar primeiro, se quiser um assento melhor, se quiser falar alguma coisa... Mas que é muchileiro usa e lambuza. Dá uma olhada lá no meu post sobre os primeiros passos na Europa. Lá esta mais detalhado.
10-   Regras das tarifas - Como eu falei acima, observar as regras da tarifa com valores das multas, direito a stopover e outras, é importante na hora do imprevisto ou de cobrar pelos seus direitos.
11-   Bagagem - Hoje já existe uma certa uniformidade entre as companhias, mas voce deve estar atento as regras de cada uma e de cada voo que for fazer. Observe as medidas, os pesos e outros parâmetros. Cuidado com os detalhes. Por exemplo: quando fui ao Tahiti, no trecho internacional, nós tínhamos direito a 2 malas de 32 Kg, mas para os trechos internos o limite era de 1 mala de 20 kg. Já pensou o excesso de bagagem que teríamos de pagar caso não estivéssemos atentos a esse detalhe?!!! Nos EUA e Europa, todo volume despachado nos voos internos, tem custo, tanto no número de malas quanto no peso, mas vamos detalhar um pouco mais à frente.
12-   Milhas – Apesar das dificuldades cada vez maiores para acumular milhas, as companhias tem flexibilizado seus programas permitindo ampliar o uso deste recurso. Hoje já é possível comprar milhas, transferir entre vários programas, obter passagens com milhas reduzidas, associar milhas com dinheiro... Então fique ligado nas promoções de milhas das companhias e cuidado para não deixar elas expirarem.

Acho que é isso.

Agora que já compramos nossa passagem vamos ver algumas dicas para quando chegar o dia tão sonhado da viagem.
1-      Faça o check-in pela internet – Esta é outra coisa que evoluiu muito nos últimos tempos. Hoje você já pode fazer o procedimento utilizando o computador, tablet ou celular, de 2 a 3 dias antes do voo e cancelar até poucas horas antes, sem penalidades. Além da opção de imprimir o cartão de embarque em casa, você pode optar por imprimi-lo no aeroporto e até mesmo guardá-lo no celular para apresentar no embarque. Além de poupar tempo, o check-in on line garante o seu assento e diminue a chance de overbooking. Teve uma vez que cheguei ao aeroporto faltando 30 minutos para o voo e o check-in no aeroporto já estava fechado. Como já estava com o cartão de embarque impresso em casa, fui correndo direto para o portão de embarque, com a malona e tudo. Chegando lá consegui despachar a mala no portão mesmo e embarcar no voo. Se não tivesse feito isso teria perdido o voo, a hospedagem, os passeios... Então não deixe de fazer o seu.
2-      Cuidado com o horário – No caso que relatei acima, cheguei atrasado para o embarque por conta de problemas no trânsito. Isso tem se tornado cada vez mais comum. Manifestações, acidentes, obras... Tudo transforma um trecho de 30 minutos em 3 horas. Infelizmente nossos aeroportos não nos oferecem grandes opções ou conforto para passar o tempo, mas muitos já oferecem internet lenta gratuita. Então leve o seu tablet, telefone, computador ou afins e se programe para chegar bem antes do horário do embarque para  evitar problemas.
3-      Compre uma balaça - Não, o problema não é o seu peso, mas sim da mala. Esta é uma ferramenta útil e barata. Você verá a utilidade dela quando chegar no balcão da companhia e ver alguém ao seu lado abrindo a mala para tirar coisas de dentro, a fim de evitar pagar excesso de bagagem. É um festival de roupa suja, comida, muamba... Tudo espalhado no chão. Se você tiver a sua balança de mão para pesar suas malas, saberá distribuir o peso entre elas e dar adeus aos excessos de bagagem.
4-      Tire o escorpião do bolso – Você adora a sua super mala de marca?! Está com medo de que abram ela ou atirem para todos os lados?! Então embale-as naqueles guichês tipo ProtecBag e outros. Além de proteger e deixar a sua mala mais segura, eles têm um seguro para o caso de danos ou extravio que pode ser útil.
5-      Retire qualquer adesivo ou etiqueta antiga da mala – As vezes, além daquela etiqueta maior, algumas companhias colam pequenos adesivos com códigos de barra na sua mala. Estes adesivos podem ser escaneados e direcionar a sua mala para outro destino, portanto retire qualquer adesivo de viagens anteriores para evitar este problema.
6-      Cuidado com a mala de mão – Parece óbvio o que vou dizer, mas ainda tem muita gente que peca nisso. Não coloque nada de valor na mala que você vai despachar, pois ela virará uma isca irresistível aos gatunos. Se não conseguir acondicionar tudo na sua mala de mão, deixe em casa, mas não ponha na mala a despachar. Se você ainda não conhece, procure se familiarizar com os itens proibidos para transporte na mala de mão. Está voltando de Miami e não quer descolar daquele shampoo maravilhoso e caríssimo de 200 ml?! Pode deixar que a polícia americana fará isso por você. Depois que ele for pro lixo vá chorar na cama, que é lugar quentinho.
7-      Cheque a documentação – Eu checo 7 vezes se estou levando tudo que é preciso. Cartão de embarque, carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista, visto, cartão internacional de vacina... Sempre procuro organizar tudo em um organizador ou classificador e deixá-lo sempre à mão. Isso facilita muito na hora que você precisar deles.
8-      Evite o mico do Rx – Quer viajar parecendo a rainha da inglaterra ou um cantor de Rap americano?! Faça um favor a quem está esperando na fila do Rx e esqueça isso. Se você está nos Estados Unidos e sabe que todo mundo tem de tirar os sapatos para passar no Rx, por que você vai com aquela bota até o joelho ou então de coturno?! Pra quê viajar com todas as joias da família, relógios, pulseiras... Eu não sei vocês, mas eu tenho uma vergonha danada quando aquele maldito aparelho fica apitando pra você voltar 1000 vezes. Hoje em dia eu só viajo com sapato sem cadarço, sem cinto, sem relógio... Já tirei até minhas obturações pra quele maldito aparelho não apitar. Levo tudo já separadinho na minha mala de mão. Coloco tudo lá dentro muito antes de passar no Rx. Ainda olho com desdém para os funcionários que ficam doidos pra aquilo apitar.
9-      Confira o portão de embarque - Se você acha que aquilo que está escrito no seu cartão de embarque é verdade, muito cuidado. Não é incomum as mudanças de portão, portanto fique atento aos monitores para ver de onde sairá o seu voo ou ficará a ver aviões.
10-   Exercite a sua paciência - Eu acho que antes de entrar no avião todos deveriam fazer uma aula de Yoga ou meditação transcendental. Se o embarque tem o horário certo e o avião não vai sair sem você, para que levantar 20 minutos antes e fazer fila pra embarcar? Tem algum prêmio para quem entrar no avião primeiro?! E depois do pouso, o avião vai se autodestruir em 10 segundos?! Então pra que levantar antes mesmo do avião parar? Você vai passar por cima de todo mundo e sair primeiro?! Juro que isso não entra na minha cabeça. Se eu fosse aeromoço ia ter chamada pra entrar e sair da aeronave. Poltrona 31B... Pode entrar senhor. Poltrona 1C... Pode sair agora senhor. O senhor é que poltrona? Não senhor, aguarde ser chamado. Só com lei marcial pra disciplinar o povo. Resumindo: tente segurar a sua ansiedade e seja civilizado, se cada um der o exemplo e fizer a sua parte, com certeza teremos um voo e um mundo melhor.
11-   Evite o mico da mala de mão - Você gosta de ficar naquela fila interminável até chegar ao seu assento?! Esperar aquela pessoa na sua frente tirar a revista de dentro da mala de mão, tirar o casaco, colocar a mala no compartimento, apalpar 20 vezes pra encaixá-la do jeito que ela acha perfeito... Pense em um ódio!!! Por que as pessoas não tiram e põem as coisas dentro da mala de mão antes de entrar no avião?! Pelo amor de Deus gente! Entrem no avião só pra por a mala lá em cima e sentar na cadeira. Depois que todos estiverem sentados, se você quiser, levanta e futuca a sua mala quantas vezes quiser.


Mas e os cuidados com as bagagens?!

Acho que já falei quase tudo nos tópicos anteriores, mas ainda há algumas coisas a se observar.
Você tem todo o direito de escolher o modelo de mala que quiser, mas lembre-se que existem medidas que somadas não podem ultrapassar certo limite. A maioria das companhias não confere isso. Mas se der na telha do cara conferir na hora?!
Todo mundo fala mas não custa lembrar. Se a sua mala não for rosa choque com seu nome em verde limão, procure personalizá-la de alguma forma. Já vi gente saindo com a mala dos outros algumas vezes. Então proteja sua bagagem dos "pouco atenciosos", e dê a sua cara a ela. Também não deixe de colocar seus dados de identificação, tanto dentro quanto fora da mala, pois isso facilitará o contato em caso de extravio.
Procure também checar nas regras da empresa quanto de peso você tem direito a levar, e ficar atento se esta mesma franquia vale para todos os trechos a voar. Geralmente os voos internos, seja no Brasil ou em outros países, dá direito a uma mala de 20 kg por pessoa. No Brasil e América do Sul + Central ela é gratuita, mas nos EUA e Europa você paga por cada volume e por cada quilo que ultrapassar os 20 kg. Os voos internacionais geralmente dão direito a 2 volumes de 20 ou 32 kg por pessoa. Então tome cuidado quando for viajar a mais de 1 destino, senão vai pagar uma fábula de excesso de bagagem. Já existem iniciativas para uniformizar isso no mundo, mas enquanto forem somente iniciativas leia atentamente a política de bagagem dos voos que irá fazer.
Proteja o seu conteúdo com cadeados ou lacres, ou embalando-as no aeroporto. Óbvio?! Deixe você começar a viajar com frequência, para ver que não é bem assim. Agora evite tirar o cadeado do portão da sua casa pra colocar na mala, principalmente se for aos EUA. Opte pelos cadeados com padrão TSA (Transport Security Administration), pois eles podem ser aberto pelas autoridades com chaves mestras que eles possuem (pelo menos agente acha que só eles possuem!). As autoridades americanas têm por lei o direito de abrir qualquer mala que seja suspeita, se a sua mala tem cadeado no padrão TSA, eles tem a chave para abrir, mas se não for neste padrão eles vão arrombar a sua mala e depois colocar um lacre e um aviso de que a mala foi inspecionada por motivos de segurança.
Caso você seja o infeliz sorteado de ter a sua mala extraviada ou danificada, a primeira coisa a se fazer é ir ao balcão da empresa na área de desembarque e fazer a sua reclamação por escrito. Somente de posse deste documento você poderá acionar os seguros ou pleitear os reembolsos. Se estiver no Brasil, registre também uma queixa na ANAC. Mas para fazer esta reclamação, você tem de apresentar aquele comprovante de deespacho da bagagem que todo mundo dá pouca importância, portanto guarde-o. Se você comprou a passagem com seu cartão de crédito procure saber se ele tem um seguro que cobre o extravio. Aquelas empresas que embalam as malas também incluem um seguro. Lembramos que você deve acionar estes seguros logo que constate o extravio da mala, mas para receber todo o valor é preciso transcorrer um período 30 dias, porém, até lá, você tem direito a receber reembolso de despesas com um valor diário. Geralmente os procedimentos são padrão, mas se tiver problemas o jeito e recorrer à justiça.

E os aeroportos?!

Cada um tem a sua particularidade e nos posts dos destinos a gente tenta detalhar um pouco delas para você, mas algumas noções gerais vale a pena passar.
Nos aeroportos do nosso país não muito o que dizer. Os trâmites não são muito complicados e qualquer dúvida é só procurar informações.
Se você está começando a voar agora, vale a pena destacar os conceitos de escala e conexão. Na escala, em 99% das vezes, você não sai do avião na parada entre a sua orígem e o seu destino final. Na conexão, em 100% das vezes, você terá de sair do avião. Entretanto você não terá de fazer novo check-in, sairá do avião diretamente para a área de embarque do aeroporto de conexão. A partir daí é só procurar o portão de embarque do próximo voo e aguardar o chamado para prosseguir a viagem.
Agora isso muda um pouco quando se trata de conexões de voos internacionais para nacionais, seja o destino final o Brasil ou algum outro país. Neste caso você deverá passar pelo procedimento de imigração, pegar as suas mala e despachá-las novamente. Mesmo que as suas malas estejam etiquetadas para o destino final, você terá de seguir este procedimento. Algumas companhias disponibilizam um guichê de re-despacho de bagagem logo na saída do desembarque, mas pode ser que você tenha de ir até a área de check in para fazer isto. Como geralmente você já estará de posse do cartão de embarque para o segundo trecho, despachando a mala, é so seguir para a área de embarque e procurar o portão de onde sairá o próximo voo. Agora se a sua conexão for maior que 12 horas e você tiver de pernoitar na conexão, então pegue as suas malas, deixe as etiquetas e despache-as somente umas 2 horas antes do próximo voo. Assim evitará furtos ou extravios.
Nos casos de conexão de voos internacional para internacional o procedimento é semelhante ao local. Sua mala seguirá diretamente ao destino final e na saída do avião você irá diretamente à área de embarque internacional do aeroporto de conexão. Procure o portão de embarque do seu próximo voo e siga viagem. Acho que só não é assim quando as conexões são maiores que 10 ou 12 horas, mas nunca fiz uma conexão assim.
Está chegando em um outro país? Procure levar e deixar sempre à mão documentos que possa precisar ao passar pela imigração. Para países que exigem visto, além do próprio, leve consigo documentos que possam demonstrar a sua intenção em não permanecer lá. Eu sempre levo cópias da escritura da casa, uma carta do local que trabalho comprovando a minha estabilidade no local, a declaração do imposto de renda, a certidão de casamento... Nunca me pediram, mas é sempre bom levar. Alguns locais exigem também comprovante internacional de vacina contra a febre amarela (deverá tomá-la no mínimo 10 dias antes e passar em um posto da Anvisa no aeroporto para a emissão do comprovante) e comprovação de uma quantia mínima de dinheiro por dia para demonstrar que tem como se manter. Chegando no guichê de imigração, mantenha uma postura séria, mas cordial, e procure responder às perguntas de forma sucinta e segura, tendo sempre os documentos à mão caso sejam solicitados. Relaxe e não terá problemas.
Geralmente no avião você receberá 2 formulários. Um deles deverá ser entregue na imigração e o outro já saindo da área de desembarque. Atenção ao sair da imigração, pois a maior parte dos lugares lhe dará um papel carimbado que deverá ser guardado e devolvido quando for sair do país. Este é o seu comprovante de turista e será exigido em algumas situações excepcionais. Mas não precisa andar com ele o tempo todo. Deixe-o junto ao seu passaporte no cofre do hotel, pois se perdê-lo terá muitas dores de cabeça. Se precisar dele é só ir ao hotel e pegar.
A maioria dos aeroportos das maiores cidades e países do mundo, são gigantescos em comparação ao nosso maior que é Guarulhos. É muito fácil se perder. Muitos tem meios de transporte, como monotrilhos, que levam você de um lugar a outro. Atentar-se às placas e segui-las é fundamental. Após passar pela imigração siga as placas com a indicação “Baggage Clain”. Lá você pegará as suas malas. Em seguida siga para a “Exit” ou dê uma paradinha no Dutty Free. Atenção, pois antes de chegar a área de desembarque, você passará novamente pelas autoridades e terá de entregar o segundo formulário que preencheu. Algumas vezes terá de passar a sua mala pelo Rx e, eventualmente, até mesmo abrí-la para inspeção.
Conseguiu ultrapassar todos os obstáculos?! Se tiver um tempinho livre, dê uma caminhada pelo aeroporto e procure identificar os locais de interesse, o guichê que terá de ir quando for embarcar no próximo voo, as áreas de acesso aos portões de embarque... Caso não tenha tempo, antes de viajar, procure entrar no site do aeroporto e se informar sobre serviços, meios de transporte, plantas dos terminais... Isso ajuda muito a não perder tempo.
Se você contratou algum serviço de transfer, logo que sair poderá visualizar pessoas de vários serviços com plaquinhas contendo nomes. Ache o seu e siga. Vai alugar um carro?! Siga as placas “Rental Car”, pois em alguns lugares elas estarão em um prédio anexo e você terá de pegar um transfer até lá. Vai de transporte público?! É só seguir as placas que indicam a localização dos taxis oficiais, estação do metrô, ponto de ônibus, etc... Ao contrário do nosso país, lá fora, em grande parte dos lugares, tudo é muito bem sinalizado, então é só seguir as indicações. Se bater o desespero, procure achar o guichê de informações.

Bom.

Acho que é isso por enquanto.

Procurei ser o mais abrangente possível, mas tenho certeza de que não esgotei o assunto, então utilize o espaço de perguntas e tentarei esclarescer as suas dúvidas.

No próximo post vamos tentar desvendar os mistérios da hospedagem.

Até lá...