quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cancun e sua fórmula mágica: Praia + Balada = Pura diversão



Aproveitando o tema Caribe, vamos a mais um destino que visitamos. Peço desculpas por não me lembrar de todos os detalhes, mas já faz mais de 1 ano que estivemos lá. Espero, entretanto, conseguir lhes dar algumas noções básicas e despertar o desejo de conhecer este belo lugar.

Para começar, uma pequena lição de geografia. Cancun não é uma ilha hein!!! É uma cidade pertencente ao estado de Quintana Roo e faz parte do litoral caribenho do México, juntamente com Playa del Carmen e outras cidades. Mas nem por isso ela deixa nada a dever as ilhas caribenhas. A cidade simplesmente foi transformada em um centro de diversões estonteante. A concentração de mega hotéis e resorts, grande parte no esquema “all inclusive”, traz a esse lugar um número enorme de turistas de todas as partes do mundo.

Até pouco tempo atrás o acesso para nós brasileiros era extremamente trabalhoso, pelo medo que existia de utilizar o México para chegar clandestinamente aos EUA. Sendo assim, era necessário obter um visto junto à embaixada mexicana. Após a crise mundial e o desejo de todos atrás de um dos turistas que mais gasta do mundo (éééé... somos nós mesmos), as coisas ficaram mais fáceis. Hoje você teria duas opções para entrar. A primeira era ter o visto americano válido. A segunda era preencher o Sistema de Autorização Eletrônica - SAE. O sistema emitirá uma autorização válida exclusivamente para cada viagem aérea, a qual deverá ser impressa e apresentada no balcão daquelas companhias aéreas estiverem operando com este sistema (nem todas fazem isso, então consulte no site da companhia aérea antes de comprar a passagem). Para solicitar a SAE você deverá entrar no site e preenche-la seguindo as orientações (www.inm.gob.mx/index.php/page/Inicio_Autorizacion_Electronica/pt-br.html). Por que estas informações estão no passado?!!! Porque em março foi anunciada a isenção de visto para quem for ficar no país por menos de 90 dias. Esta é uma medida que ainda não foi implementada, mas prometida para breve. Fique atento às notícias, mas por enquanto adote os procedimentos anteriormente citados ou entre no site da embaixada mexicana para saber maiores detalhes.

As opções para chegar a Cancun são muitas. Várias companhias aéreas voam para lá: TAM, Aeroméxico, American, Avianca, LAN, United... Eu escolhi... A COPA airlines. Por que?! Porque estava mais barato, é claro. “Dona” de um dos maiores Gateways das Américas, no Panamá, a COPA é uma empresa que oferece um excelente serviço e voos para destinos em todo o mundo.  Sua frota é muito boa, com aviões que possuem um espaço razoável entre as poltronas, opções individualizadas de entretenimento e boa comida. Outra vantagem é o fato de todas as suas conexões serem feitas no Panamá. Tente se programar para uma conexão de 8 ou mais horas e aproveite para conhecer um pouco deste pais. Não lhe convenci?! E se eu lhe disser que lá é uma zona de livre comércio, um imenso Duty Free! Ficou abalado(a) hein!!! Dizem que no desembarque existem vários taxis e companhias de turismo que podem lhe levar a shoppings ou a uma rápida visita ao canal do Panamá neste intervalo de tempo entre os seus voos. Infelizmente as minhas conexões foram apertadas, então não pude experimentar, mas se você puder, não deixe de ir.

De qualquer forma o Aeroporto Internacional de Tocumen já é uma atração em si. Enorme, como qualquer gateway decente deve ser. Ele é repleto de opções para comer e comprar. Parece mais um gigantesco shopping. O único problema de lá é encontrar sua mulher naquele mundo de lojas, então reze pra não perder o voo ou coloque um localizador nela. Pra garantir, procure ficar próximo ao seu portão de embarque e de olho nos monitores. As instalações também são bem legais. Dá até pra tirar uma sonequinha. Resumindo: A COPA é uma excelente opção.

Do Panamá seguimos direto ao aeroporto de Cancun. Não tivemos grandes problemas no desembarque, nem no processo de imigração. Acho que nem me perguntaram nada pra dizer a verdade. O aeroporto tem uma boa infra-estrutura, mas sabe o que tem de mais curioso lá? Enquanto está taxiando em direção ao terminal o avião passa em uma ponte por cima da estrada!!! Legal não é?! Não preciso nem dizer que as opções de transporte do aeroporto ao centro são variadas, mas mais uma vez optei pelo transfer reservado pela Net. Olha lá a plaquinha!!! Sr. Fabio Costa. Eu mesmo, vamos embora...

A distância do aeroporto aos hotéis é um pouco mais de 15 km. Nada mais que 30 minutos de transporte. Os hotéis estão distribuídos em uma faixa de terra no formato do número 7, que dividem a lagoa de Nichupté do mar do caribe. A quantidade de grandes e luxuosos hotéis é impressionante! A maioria deles é no sistema “all inclusive”, então é só botar os pés para cima, garantir o seu lugar ao sol e beber e comer tudo o que for possível e impossível. Só tem um pequeno problema: você pretende conhecer algum dos outros lugares fora do paraíso dos hotéis?! Que lugares?! Mais tarde você vai saber. Mas enfim, se essa é a sua intenção, então pode dar tchau tchau a sombra e agua fresca, pois a maioria dos passeios dura o dia inteirinhoooo... Então você sairá do seu hotelzão cedinho e só retornará à noite. Só de imaginar que a diária de um hotel desses é mais de US$ 300,00 e que eu passaria o dia inteirinho fora dele, já me dava coceira. Então pus o meu cérebro para trabalhar. Como eu poderia economizar e aproveitar todos os passeios que queria fazer? Foi a que encontrei a solução perfeita.


Mapa da zona hoteleira de Cancun
Atenção agora hein! Ai vai a dica que vale 1 milhão (e não vou cobrar nada pra você hein!!). Procurando bastante, achei um ótimo lugar para ficar nos primeiros dias da viagem, pagando bem baratinho, sem dor na consciência. Talvez você conheça o este hotel. O nome dele é...... IBIS!!! Sim!!! Lá tem um IBIS. E quer saber o melhor?! A localização dele é P-E-R-F-E-I-T-A. Está ao lado do grande shopping Plaza Las Américas (não consegui achar um site oficial) e próximo de um WallMart e do Mercado 28. Quem já ficou em um IBIS conhece todos. Este não é diferente. Quarto padrão, mas confortável, banheiro bom suficiente para uma boa ducha, serviços básicos... mas altamente eficiente para o que eu queria. O pessoal é bem formal, mas prestativo, e o local é bem seguro. Fora o shopping existem alguns lugares para se comer próximos. Entretanto, se seu objetivo for economizar, compre as coisas no mercado e leve para o quarto. No início fiquei com medo que as agências de turismo não o incluíssem no transfer para os passeios, por estar fora da zona turística, mas enviei alguns e-mails antes de fechar a hospedagem e eles vão até lá sim.


IBIS Cancun

Mas você vai para um lugar desses, cheio de resorts e vai ficar no IBIS!!! Callllllmmmmaaaa... Eu ainda não terminei! Como a nossa viagem duraria 7 dias e tinha planejado 4 passeios de dia inteiro, reservei os primeiros 4 dias de hospedagem no IBIS e reservei os outros 3 para por os pés pra cima em algum resortão all inclusive. Entendeu a jogada?!!! Desta forma consegui economizar mais de US$ 1.000,00 em hospedagem! Fica então a dica.

Agora vamos ver como escolher o melhor resortão pra ficar. Relembremos que a zona turística, a Boulevard Kukulkan, tem o formato do número 7. Na perna maior o mar é de tombo, com muitas ondas e banho um pouco desconfortável pela correnteza. Lá também as opções de entretenimento e alimentação são muito espalhadas, difícil de chegar somente a pé. Na perna menor a praia é muito mais agradável por ser abrigada das ondas, só que os hóteis não são tão bons. Conclusão: a melhor localização então está na esquina do “7”. Lá estão grandes resorts, shoppings e boates. É lá que estão a Cocobongo, o Señor Frogs e várias outras casas que bombam todas às noites. Entre as redes que concentram seus resorts nesta área estão a Hyatt, Intercontinental, Fiesta Americana, Dreams... Todos bastante caros e nem todos all inclusive. Fui na opção mais em conta, mas nem por isso pior: o Riu Palace Las Americas. A rede Riu está presente em boa parte do caribe e é bem conhecida, nunca tinha ficado em um, mas sabia que é sempre recomendado ficar no melhor dos que tiverem no local (geralmente tem mais de 1 em cada local), pois este tem os melhores serviços e geralmente lhe dá acesso às instalações dos outros. A fórmula realmente estava certa. Como a diferença no valor dos quartos era pequena, peguei logo uma suíte no último andar. Que vista...! A estrutura física já dá alguns sinais da idade, mas nada que dê pra notar se você não presta atenção nestas coisas e já estiver com o tanque cheio de cachaça. O quarto é enorme e confortável, com 2 ambientes e um excelente banheiro. Os funcionários são bem amigáveis e prestativos (se rolar umas verdinhas por fora então...). O serviço all inclusive é bem decente com várias opções de bebida e comida para o dia inteiro. São 5 restaurantes para o jantar, fora o buffet, que funcionam sob reserva. Tem japonês, italiano, fusion, steakhouse e mexicano, é claro. A comida é extremamente saborosa, com várias opções no buffet principal. Além de comer e beber, você tem 2 piscinas enormes com Jacuzzi (pena que a água é friiiiiiaaaaaaaa), academia, spa, sauna e toda estrutura para convenções. Para os mais esportistas, há quadras de tênis. À noite uma pequena boate faz a alegria de quem não quer se perverter nas boates e bares próximos ao hotel (todos ao alcance de 15 minutos de agradável caminhada). Só senti um pouco de falta da equipe de entretenimento realizando atividade nas piscinas e praia (se bem que eu nunca participo disso, mas ver a velharada se esbaldando é legal). Se tinha, eu não vi. Enfim, foi uma excelente escolha para por as pernas pro ar e curtir meus 3 dias de sombra e água fresca com tudo incluso.


Imagens do Hotel Riu Palace Las Américas



 



Redondezas do hotel vistas da praia

A locomoção na cidade não é difícil, mas as atrações principais estão a vários quilômetros de distância. Alugar um carro seria a melhor opção, e o aluguel não é caro, mas depois que li alguns depoimentos de pessoas que foram vítimas de extorsão pela polícia local, com ameaça de prisão e pressão psicológica, exigindo altos valores em troca da “liberação”. Isso ocorre principalmente nas estradas que levam às atrações turísticas, então fiquei com receio e preferi não arriscar. É conhecida esta fama de corrupção na polícia mexicana, acho até que eles conseguem nos superar neste quesito. Procurei ficar atento e realmente vi algumas blitz e alguns turistas parados pela polícia, inclusive na Kukurklan. Não sei o motivo, mas que eles param, param. Com certeza o carro lhe dará muito mais conforto e mobilidade, mas resta a você saber se vale ou não a pena arriscar.

Ficou com medo também?!!! Não se preocupe. O táxi é relativamente caro, mas os trajetos na cidade geralmente são curtos, então acaba que você não gasta tanto.

Se você ficar na zona turística a mobilidade é muito mais fácil. Tem vários ônibus (legais e não tão legais assim) que fazem o trajeto até a cidade, e vice-versa. Eles passam praticamente a cada 10 ou 15 minutos e param onde você estiver. Mesmo que não queira, eles param e perguntam se você quer subir.

Mas, como eu sempre digo, uma boa localização e os nossos pés são a melhor forma de locomoção, então, caso a diferença de preço não seja tão grande, procure ficar em um lugar melhor.

Se você não ficar em um hotel all inclusive, não se preocupe, as opções de alimentação são variadas e com um preço bem em conta. No shopping Plaza Las Americas, tem as fast foods, mas tem boas opções a quilo e alguns restaurantes. Nós comemos em um de comida tailandesa, simplesmente delicioso. Existem ainda opções bem americanas como TGI Fridays e Hard Rock Café, e opções locais de pizzaria, comida mexicana, japonesa, italiana... Na região dos hotéis que falei acima, há boas opções. No meio da perna mais longa do 7, tem o kukulcan Plaza e o Plaza Flamingo, com boas opções tanto neles, quanto próximos a eles. Tem ainda o La islã Shopping Village, talvez o melhor da cidade. Fomos 2 vezes lá. Na primeira vez fomos durante o dia e comemos uma deliciosa costela de porco no Outback, e da segunda, já no fim da tarde, comemos no Thai. Outro restaurante oriental, simplesmente fantástico. Desde a sua decoração, simulando uma vila oriental sobre palafitas, até a apresentação dos pratos e forma de comê-los. Maravilhoso. Come-se extremamente bem lá.

Já que nós citamos estes shoppings, vamos falar um pouco sobre as compras. Cancun não é nenhuma Miami da vida, mas você consegue boas compras, com preços cerca de 30% mais em conta que no Brasil. Principalmente nos itens de vestuário e perfumaria/maquiagem. Os lugares com maiores opções e mais legais são sem dúvidas os shoppings Plaza Las Américas e o La Isla. Neste último ainda tem um aquário pequeno, mas legal pra visitar. Lá é mais um lugar onde você pode interagir com golfinhos também. Sem falar no por do sol na lagoa de Nichupté... Ainda tem o Plaza Flamingo e o Kukulcan Plaza. Estes com algumas lojas de grife legais. O dólar é moeda corrente lá, então não se preocupe com câmbios.


Pôr do sol do Shopping La Isla

Aquário do Shopping La Isla

Interação com leões marinhos

Interação com golfinhos



Além de sombra, praia e água fresca, Cancun tem alguns parques temáticos e muita história. Ele é um dos lugares que guarda uma grande quantidade de relíquias Maia. São “cidades” inteiras, muito bem preservadas, que sobreviveram ao tempo e até furacões. Eu fechei todos os passeios que fiz pela internet, com uma das agências que oferecem este serviço. Algumas trabalham inclusive com a opção de pagar com cartão pela internet, e isso lhe dá direito a valores diferenciados, mais baratos que no local. Mas se sua viagem não der certo, nem adianta chorar pelos dólares derramados.

São vários parques que você tem para se divertir. Eles exploram desde experiências radicais até a interação com a natureza. Nós fomos a 2 deles: o Xel-Há e o Xcaret. Excelentes para passar o dia, ambos têm como tema a água e a natureza.

 Xcaret (www.xcaret.com.mx)Há mais ou menos 60 Km de Cancun, o lugar é ENORME e tem uma ótima estrutura de divertimento. As opções são tantas que dificilmente você conseguirá ver todas. Algumas das atrações foram fabricadas pelas mãos do homem e outras pelas mãos de Deus, mas todas são muito legais. Ideal para passar todo o dia (e a noite também).

Comece escolhendo o tipo de ingresso que você quer. Pela internet existem múltiplas opções: desde só a entrada, até ingressos combinando os diferentes parques. Quanto maior a combinação, maior o desconto no preço final do ingresso. Mas não vá com muita sede ao pote, pois a maior parte deles é pra passar o dia todo. Mesmo porque os ingressos são bem caros. Eu fechei o passeio com o transporte incluso pelo site mesmo e escolhi a opção Xcaret Plus, pois nesta você tem um espaço exclusivo e o valor inclui a refeição.

Comece o dia guardando suas coisas nos armários da sua área Plus. Procure levar uma muda de roupa, pois você ficará até a noite e poderá tomar um banho se quiser. Estabelecidos, pegue o mapa que você recebe na entrada e vá reconhecer o local.

A atração mais frequentada é o rio subterrâneo. Com águas cristalinas e 600 m de extensão, ele atravessa o parque passando por cavernas e cascatas. Você pode fazer o trajeto em bóias ou com snorkel e pé de pato, observando os poucos peixes e algumas atrações “plantadas” embaixo d’água. Faça o trajeto quantas vezes quiser e da forma que mais lhe agradar. Cansou?! Existem 6 saídas ao longo do caminho. Ah, não se preocupe com suas coisas. No início do caminho vocês as porão em um saco fechado com cadeado e pegarão no final do caminho. Uma vez é legal, mas além disso pode ficar monótono. Ainda mais se estiver lotado de gente.

Entre as outras atrações inclusas no valor do seu ingresso você tem um aquário, um zoológico, um borboletário, um jardim de orquídeas, estruturas simulando ruinas Maia, um cemitério mexicano, uma torre panorâmica...

Entre as atrações pagas à parte existem vários tipos de interação com golfinhos, arraias manteiga e tubarões lixa, caminhadas subaquáticas com capacetes estilo escafandro, Snuba (parecido com o anterior, mas no lugar do capacete é utilizado um regulador de mergulho autônomo mesmo), passeios com lanchas ultrarrápidas, Spa, degustação de vinhos...

Deu fome?! São mais de 15 opções entre restaurantes, bares, quiosques e carrinhos. Todos os restaurantes são no estilo buffet, com culinária internacional, frutos do mar, cortes de carne e comida mexicana. Nós comemos no excelente Dos Playas, com buffet de excelentes frutos do mar, e em frente a praia.

Não quer fazer nada?! Também dá pra ficar só com os pés pra cima. São várias áreas de mar protegido, sem ondas ou correnteza, pra ficar só boiando ou dormir embaixo de uma Palapa (sombreiro em espanhol).

Ufaaaa... Cansou?!! Que nada! Durante o dia ainda existem apresentações super legais. Tem apresentações de pássaros, golfinhos, cavalos... Tudo coroado à noite, com um fantástico show de 2 horas, que conta um pouco da história do México, da época dos Maias até a uma demonstração da cultura das diversas regiões do país. É muito interessante ver uma partida de futebol Maia. Eles só podiam “chutar” a bola com os quadris e o gol era um pouco maior que uma melancia. Ah! E o prêmio final era a cabeça do capitão do time adversário. Vai encarar?! Você pode optar por jantar enquanto assiste o show (opção cara), ou fazer um lanchinho nas arquibancadas. Realmente imperdível. Não haveria melhor forma de terminar o dia. Curtimos demais o passeio e chegamos no hotel acabados.


Imagens de Xcaret













Xel-Há (www.xelha.com.mx) – Com a mesma estrutura ENORME, é muito semelhante ao anterior, só que está a pouco mais de 100 km de Cancun. O ingresso é do tipo “all inclusive”, então seu almoço e lanche estão incluídos, assim como o material de snorkel (um detalhe que esqueci de falar, tanto no Xcaret quanto aqui, o tubo de snorkel fica com você de lembrança!). A comida também é saborosa e as opções de restaurantes e bares são suficientes para comer e beber até não aguentar mais. Na estrutura do local você terá acesso a armários, toalhas e toda estrutura de apoio, para que possa passar todo o dia no local.

É impressionante o tamanho da área de Snorkel do parque. Ele mescla rio com mar em uma enorme área protegida de correntes ou ondas, repletas de atividades para lhe manter entretido. Está cansado de atividades?! Então passe o dia inteiro apenas observando o fundo do mar e a bela vida marinha espalhada por todo o parque. Perto do Sea Trek tinha uns peixes de um metro e meio velho!!! E não é história de pescador não viu!!! Entre as a atividades opcionais tem... Advinha... Interação com golfinhos é claro!!! Mas também tem interação com arraias e manatees, mergulho com escafandro (sea trek), Snuba, Spa, passeio com bicicletas aéreas penduradas em cabos de aço... Enfim, diversão para o dia todo (e não vai dar pra fazer tudo não viu!).





Mapa Xel-Há

Como meu programa predileto é paz e sossego, e passar o dia inteiro com a cara na água, eu gostei mais de Xel-há. O Xcaret é mais estilo parque de diversões, sabe. Mas, seu eu fosse você, ia aos dois. Infelizmente, só passamos meio dia lá, pois nosso passeio foi combinado com uma antiga cidade Maia, muito próxima de lá.

Por falar nesse assunto, visitamos 2 sítios arqueológicos, também imperdíveis.

Tulum – Este foi o passeio que combinamos com Xel-Há. Uma das raras cidades Maias construídas a beira mar, Tulum servia de porto, por onde chegavam as mercadorias mais cobiçadas da época (sal, mel, algodão, artefatos de jade...). Com estruturas ainda bem conservadas e que resistiram ao tempo e a furacões, a cidade é majestosa. O contraste entre as ruinas e o azul hipnotizante do mar do caribe, nos faz parar estáticos e boquiabertos por alguns minutos. A trilha feita com um bom guia é fundamental para aproveitar o lugar e conhecer um pouco mais sobre a fantástica história desta civilização. Se chegar lá por conta própria, aproveite o tempo livre para curtir a praia abaixo do paredão que abriga o sitio arqueológico. O local é maravilhoso, mas não me lembro de ter visto nenhuma estrutura de apoio, portanto leve bastante água e algo para comer. Eu acho que meio dia de passeio é suficiente, então aproveite que já viajou tanto e combine com outra atração próxima, como Xel-Há.






Chichen Itzá – Eleita como uma das 7 novas maravilhas do mundo, este impressionante sitio arqueológico não pode ficar de fora da sua programação. Com uma estrutura ainda muito bem conservada, ela é uma perfeita reprodução de uma cidade Maia completa. Tem o templo principal, tem o campo de futebol, tem os templos e os locais das casas. Só a história de construção da pirâmide central, a forma matemática como foi alinhada com os elementos da natureza e do espaço... É simplesmente impressionante. Cada degrau, cada estrutura, o número de tijolos utilizados, aa sua posição... Nada foi feito aleatoriamente. Tudo fantasticamente concebido e construído de forma perfeita. Realmente uma maravilha do mundo, construído pelo homem, mas em perfeita comunhão com a natureza. Enquanto o guia vai contando a história e mostrando os mínimos detalhes, você vai viajando e imaginando tudo que se passava ali. Confesso que fiquei maravilhado por toda a história daquele povo.








Como a cidade está a 208 km de Cancun, existem algumas paradas no caminho. A viagem não chega a ser chata, pois o guia vai contando a história da cidade e da civilização Maia, e o ônibus é bem confortável. A primeira parada é em um ponto de apoio, onde se pode comer algo e fazer comprinhas de artesanato, ou gravar seu nome na língua Maia (com hieróglifos) em pequenas medalhinhas de prata (pode ser um souvenir muito legal para trazer para casa). A segunda parada é em um Cenote, que nada mais é do que um poço natural. Este em especial ficava no interior de uma grande caverna e tinha uma boa estrutura turística de apoio. A parada lá demora cerca de 1 hora, então você tem algumas atividades disponíveis, mas sem dúvida o mergulho nas águas da cenote é imperdível. A água é gelaaaaaddaaaaaa, mas, não sei se foi impressão minha, a energia que aquele local transmite é grandiosa. Saí de alma lavada.


Imagens do Cenote



No último dia que tiramos para atividades de dia inteiro, resolvemos ir a Isla Mujeres. Pequena ilha localizada a 20 minutinhos de catamarã, ela é extremamente simpática e tem lindas praias tranquilas e alguns bons pontos de mergulho próximos. Existem basicamente 3 lugares de onde saem os barcos para lá. Dois deles são na área dos hotéis (na playa tortugas e no embarcadero) e um no centro (Puerto Juárez). Nós saímos deste último. Utilizamos a empresa Ultramar (www.granpuerto.com.mx) que tem catamarãs extremamente rápidos e confortáveis. Infelizmente o dia estava bem fechado e ventava muito, o que fez com que as autoridades marítimas fechassem o porto a pequenas embarcações que fazem alguns dos passeios e também os mergulhos. Como não ia dar mergulho, resolvemos fazer a segunda atividade mais requisitada na ilha: alugar um carrinho de golfe e dar a volta nela. Cheia de praias bem legais, esse é um programa que pode lhe tomar o dia todo. Mas há uma parada praticamente obrigatória: o paque El Garrafon (www.garrafon.com). A estrutura turística é bem legal, com armários, toalhas, piscina, restaurantes e um belo recife de coral para realizar snorkel. Há também tirolesas no meio do mar, caiaques e..... nado com golfinhos é claro!!! Lá inclusive esta atividade é mais barata que em Cancun mesmo, e muitas pessoas a procuram lá. O ingresso inclui a refeição e as atividades básicas. É um lugar bem legal pra passar algumas horas. Mas a ilha também oferece outras atrações: tem lojinhas de artesanato, fazenda de tartarugas, mergulho, algumas ruinas Maias, o Dolphin Discovery (outra interação com golfinhos) e o utras mais.


Imagens de Isla Mujeres




El Garrafon



O catamarã da Ultramar que faz a travessia

Além destes passeios, ainda tinha reservado 3 mergulhos, mas o tempo não ajudou e nos 2 dias que tinha reservado o porto continuava fechado para passeios e atividades de mergulho. Apesar de não ter dado certo para mim, um dos mergulhos que havia reservado era no MUSA, o Museu Subaquático de Arte (www.musacancun.com). Você já pode ter visto uma reportagem sobre ele em algum programa de televisão. São reproduções de pessoas e objetos feitos em concreto, afundados com objetivo de funcionar como plataforma para a formação de corais, mas que são maravilhosas obras de arte. Se você tiver mais sorte do que eu, não deixe de ir. Mesmo que não tenha curso de mergulho, como a profundidade é pequena, é possível você fazer um batismo por lá.

Mas Cancun não é só isso. Próximo a cidade existem outros locais que podem ser visitados. Infelizmente não tivemos tempo para ir, mas podemos citar a Riviera Maia e Playa del Carmen. Ambos lugares extremamente agradáveis e com praias paradisíacas. Se você tiver mais de 7 dias, tente dividir a sua hospedagem com um destes lugares, vai valer muito a pena.

Se você é um amante do mar, como eu, também não deixe de ir a Cozumel. A ilha tem pontos de Snorkel e Mergulho de tirar o fôlego. Além dos passeios de mergulho, ainda tem os catamarãs do Ultramar que fazem o trajeto para lá desde Playa del Carmen. Este era um dos mergulhos que tinha agendado, mas, mais uma vez, devido o mal tempo, não pudemos ir.

Muito mais atrações existem por lá. Tantas que às vezes nem tomamos conhecimento. Existem outras ruinas Maias, outros parques temáticos, outras bela cidades próximas, milhares de cenotes... Sete dias acabam sendo muito pouco. Se você gosta de fazer passeios, tente conter-se um pouco. Lembre-se que uma das melhores coisas de Cancun é simplesmente por os pés pra cima e curtir o seu resortão all inclusive em toda a sua plenitude. Reserve pelo menos 3 dias para não fazer absolutamente nada.

Se você é um morcegão e adora a nigth, você está no lugar certo. Cancun pode ser considerada a Las Vegas do Caribe. Na época de férias estudantis nos Estados Unidos então... Os jovens americanos descem ensandecidos para as baladas. É difícil não achar alguma americana dançando em cima de uma mesa em algum bar com a música bombando nas alturas. Talvez o maior ícone dessas loucas baladas seja a mundialmente conhecida CocoBongo. Gigantesca, esta boate tem uma das baladas mais insanas que já vi na vida. São inúmeros shows, regados a muita bebida e alegria. A galera é super alto astral, mas se prepare para madrugar, pois ela só começa pra lá da meia noite. Mas não deixe de ir. Pode ser uma experiência única na sua vida.


Conclusão:

Qual a equação de sucesso de Cancun?!!! Simples.

(Praias maravilhosas + atrações imperdíveis + história de uma grande civilização) X muita diversão = Sucessssooooo

Um brinde a esta maravilhosa cidade