sábado, 18 de maio de 2013

Tahiti - Um sonho que virou realidade - Parte 1


Antes de entrar na viagem propriamente dita, vamos a algumas considerações iniciais.
Primeiro um pouco de política.
Sou altamente a favor de um novo programa de incentivo do governo brasileiro.
 Nós não temos o bolsa família? O bolsa primeiro filho? O bolsa sei lá o que mais?...
 Então por que não termos o Bolsa Tahiti?!!!
É sério!!!
Acho que ninguém deveria morrer sem ter a oportunidade de conhecer este lugar.
Se você acredita no paraíso, talvez este seja o lugar que se aproxime mais dele na Terra.
Deu pra sentir que este relato será completamente passional, não é?!! Mas não tenho como esconder toda a minha paixão por este lugar.
Lembram-se que nos primeiros posts eu falei que já tinha chegado muito próximo do meu lugar no mundo?! Pois é. Bora Bora é este lugar.
Até o momento, nenhum dos lugares que tive a oportunidade de conhecer se aproxima do que aquele lugar representa.
Ahhh... Mas vou ter de vender a minha casa, o meu carro e até a minha alma, para ir até lá?!
Depende.
Se você quiser passar 01 mês em bangalôs sobre as águas, comer do bom e do melhor, frequentar Spas... É bem possível que o carro e a casa você terá de penhorar. Mas se você for do estilo mochileiro, seu problema maior será a passagem.
O quero dizer na verdade é que o Tahiti está sim ao seu alcance, desde que seja organizado, esteja disposto a economizar e desapegue do dinheiro. Posso garantir que dificilmente você achará que nada valeu a pena.
Vou pedir desculpas pela falta de detalhes maiores, mas já passaram 04 anos desde a nossa ida até lá. Será difícil descrever toda a emoção de ter estado lá, mas vou me esforçar e tentar convencer você a conhecer o seu lugar no mundo.


PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Sabe quando desde pequenininho você tem um sonho que sempre quis realizar?!
Aqueles que lhe perseguem todas as noites?!
Pois é. Esse era o meu sonho.
Sempre que via fotos, reportagens, videos... Tudo me impulsionava em direção aquele lugar.
Uma das grandes sortes que dei, foi o fato do dólar na época estar extremamente baixo (cerca de R$ 1,49). A crise mundial também ajudou bastante, fazendo com que hotéis e companhias aéreas lançassem incríveis promoções.
Diante de tal cenário, não tive dúvidas. Peguei umas economias que tinha e comecei a procurar alternativas para alcançar o meu sonho.
Por se tratar de uma viagem de alto custo, a começar pelas passagens , e com uma logística um pouco mais complicada, talvez a melhor opção seja realmente optar por uma agência de turismo. Além de receber tudo prontinho, você ainda pode dividir o pagamento em algumas "suaves" prestações.
Decidido isto, agora era hora de decidir a programação.
Bom. Pensando comigo mesmo eu falei: Não vou atravessar o pacífico e metade do globo terrestre enfurnado em um avião pra ficar menos de 15 dias lá! Também pensei: Entre inúmeras ilhas não vou ficar somente em uma delas. Tenho de ir pelo menos em 3. Pra completar: Já tou enfiando o pé na jaca mesmo! Tenho de ficar pelo menos 4 dias em um bangalô sobre as águas.
Com estas diretrizes na cabeça sentei para ler, ler, ler, ler....
Após uns 10 dias de extensa pesquisa, montei o meu roteiro. Optei por conhecer 3 ilhas, começando pelas maiores e mais frequentadas, e terminando com um tipo diferente de paisagem.
Só pra dar uma situada: o Tahiti (pronunciasse Tarríti) na verdade é nome da maior e principal ilha do conjunto delas que formam a Polinésia Francesa. É lá onde pousam todos os aviões que chegam dos diversos destinos do mundo, e é de lá que você vai a todos os outros na Polinésia. Nos roteiros geralmente estão incluídos pelo menos 2 períodos nesta ilha, na chegada e na saída. De lá os destinos que escolhi foram Moorea, Bora Bora e Rangiroa.
Por que?!
Bom. A Polinésia tem tipos diferentes de ilhas, a maioria delas consta de uma ilha cercada por um anel coralíneo, mas outras são enormes atóis (exatamente o contrário da anterior. Ilhas em formato de anel, com uma “lagoa” oceânica no seu centro). Moorea e Bora Bora são mais características do primeiro tipo, já Rangiroa é caracteristica do segundo.

Moorea

Bora Bora

Bora Bora

Rangiroa

Rangiroa
Procurando na net por operadoras que oferecessem o pacote que eu queria achei a Designer Tours, mas existem várias outras que disponibilizam várias opções de roteiros e programações. Um dos pontos fortes dela é o fato de ser uma das maiores e mais tradicionais nas viagens para este paraíso. Além disso, ela oferece vários opcionais que flexibilizam bastante as suas escolhas.
O pacote que escolhi incluía o seguinte roteiro: um pernoite de chegada no Tahiti, 3 dias em Moorea, 4 dias em Bora Bora, 5 dias em Rangiroa e um “Day use” no Tahiti na volta.
Acho que ficou legal não é?!!
Durante o transcorrer do texto vou dando maiores detalhes sobre o pacote.
Além destas ilhas que escolhi ainda tem Manihi, Tahaa, Raiatea, Tetiaroa, Fakarava, Huahine... Pesquise e veja quais as que mais combinam com você.
Antes de começar propriamente, alguns detalhes importantes sobre a Polinésia:
A Polinésia é um dos territórios ultramarinhos da França, então não necessitamos de visto para períodos inferiores a 90 dias. Mas é preciso tomar a vacina contra a febre amarela (no mínimo 10 dias antes) e ter validade mínima de 6 meses restantes no passaporte.
A língua oficial e mais falada é realmente o francês, mas os nativos conversam muito no seu dialeto e todos arranham o inglês também. As agências de turismo local geralmente têm guias que falam francês, inglês e espanhol, mas não se impressione de ouvir também o alemão, japonês e até o português! O nível de profissionalismo lá é impressionante!!
A moeda oficial é o Franco Polinésio, mas eles aceitam normalmente o Dólar e o Euro, pelo menos nos lugares turísticos principais.
O clima geralmente é com sol preponderante e calor durante todo o ano, então tente optar pelos meses menos concorridos, longe dos períodos de férias dos europeus e americanos. Desta forma pode ter bons descontos. Nós fomos em outubro e foi tudo muito bom. O mar também tem uma temperatura extremamente agradável.
Se você gosta de interagir com outros turistas durante suas viagens, lá terá a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro.
Atenção quanto a bagagem. O trajeto internacional lhe dá direito a 2 malas de 32 kilos cada, mas os aviões que fazem o trajeto entre as ilhas são pequenos e só permitem 1 mala com até 20 kilos. Lembre-se que você está indo para a praia e tudo lá é muito informal. Além disso, não é um destino de compras, então seja econômico na hora de fazer suas malas.
Outra forma de conhecer as ilhas é através de navios de cruzeiros, com roteiros variados. Mas sinceramente não acho a melhor opção.

Um dos cruzeiros que partem de Papeete
Chega de papo. Vamos começar então?!!
Ahhhh... Só mais um detalhe. Foi graças a esta viagem que fiz o meu curso de mergulho e pude conhecer este maravilhoso planeta subaquático.

COMO CHEGAR

Para quem sai das Américas as vias são duas: Santiago no Chile e Los Angeles nos EUA. Nesta época não tinha visto americano, então tive de optar em ir por via Santiago (o nosso pacote também incluía 1 pernoite nesta cidade, na volta ao Brasil).
No total, somando o tempo nos aviões e nos aeroportos de escala/conexão, a duração da viagem fica em torno de 20 a 22 horas. Bastante cansativo. Mas quando você chega lá... Tudo desaparece como num passe de mágica.
O ideal é que você faça todos os trajetos com a LAN (ou LATAM atualmente), única companhia que faz esse trajeto, pois se for ao chile com outra companhia, terá de fazer imigração no Chile para embarcar novamente.
O trajeto, saindo de Guarulhos, envolve uma conexão em Santiago e uma escala na Ilha de Páscoa para abastecer (se seu orçamento estiver folgado vale a pena uma paradinha lá. Infelizmente não foi o nosso caso). O primeiro trajeto tem duração de 4 horas, seguido de uma conexão com cerca de 4 horas também. O segundo tem duração de 11 a 12 horas, envolvendo uma escala de mais ou menos 1 hora. O interessante é que você sai de Guarulhos umas 8 da manhã e chega na ilha às 23 horas do mesmo dia, pois eles estão 7 horas a menos no fuso.
Os voos da LAN são extremamente confortáveis, com espaço razoável entre as poltronas. A conformação dos assentos é 2-4-2 com uma tela individual e grande opção de filmes, séries, jogos,... Se você não consegue dormir em avião terá uma boa variedade de opções para preencher seu tempo. As refeições também foram saborosas e a tripulação simpática. O voo não vai na sua lotação completa, então, se você der sorte, poderá utilizar a poltrona ao lado como cama.
O único aeroporto com capacidade para receber os voos internacionais está na ilha principal (Tahiti), na cidade de Papeete. O aeroporto de Faa’a tem uma estrutura simples, como todos os aeroportos das ilhas, mas extremamente acolhedora e melhor do que muito aeroporto deste nosso Brasil varonil.

Chegada no aeroporto

Desembarque

Iaorana !!! (Bem Vindo)

Chegando

Lobby do aeroporto
Uma das companhias que chegam até lá

No desembarque, mesmo perto da meia noite, você é recepcionado por música típica e dançarinas, além dos colares de flores ou conchas. Tudo muito melhor do que você sempre sonhou. É nessa hora que você esquece todas as 20 horas pra chegar lá.
O processo de imigração é extremamente simples. Não lembro nem se eles fizeram alguma pergunta!! Todos são muito simpáticos e, ao contrário de outros lugares, não estão interessados no seu dinheiro. É tudo gentileza mesmo! Na cultura tahitiana a gorjeta não é admitida, pois eles acham que o bom atendimento é uma obrigação, mas sempre vale a pena recompensar um bom serviço prestado.

Imigração

Na saída, caso você tenha ido por pacote, a agência receptiva estará lhe aguardando com as velhas plaquinhas de identificação para lhe levar ao hotel onde fará o pernoite. Infelizmente não me lembro da agência que fez o nosso receptivo, mas tivemos a agradável surpresa de ter sido recepcionados em português. Isso mesmo!!! Era português de Portugal, mas era português. Neste momento fomos orientados em relação a todo o nosso itinerário e recebemos os Vouchers dos passeios, hotéis e passagens dos trechos entre as ilhas, além de várias orientações também escritas em português. Legal né?!!!
Mas se você estiver indo por conta própria, há serviço de táxi logo na saída. Não vi outras opções, pois como falei chegamos lá já a meia-noite.
Todos os outros aeroportos são bem pequenininhos, com pistas de pouso quase no meio do mar, e servidos basicamente pela Air Tahiti, com turboélices. Geralmente são voos com menos de 2 horas de duração e bem agradáveis. Só a vista que você vai ter lá de cima... No transcorrer do texto darei maiores detalhes.

Aeroporto de Moorea

Você já viu alguém feliz esperando avião?!

Air Moorea

Air Tahiti

Aeroporto Bora Bora

Só um adendo em relação ao trecho Tahiti-Moorea: como as ilhas são MUITO próximas ou você pega um voo de 10 minutos de duração, ou vai de barco. A segunda opção é a mais utilizada, pois além de mais barata, só demora 30 minutos pra chegar. Os ferrys pertencem à empresa Aremiti e são extrememamente confortáveis, com TV e internet a bordo. A viagem também é bastante agradável, uma vez que o barco não balança muito e você ainda pode ir curtindo o visual e a àgua limpíssima do mar da polinésia. Geralmente o transporte até lá também já esta incluso no pacote, mas existem taxis e ônibus disponíveis caso você não tenha a locomoção inclusa.

ONDE FICAR

Este tópico mereceria todo um capítulo à parte. As opções disponíveis vão do extremo luxo até os Hostels (nome chique dos antigos albergues e mais parecidos com pousadas atualmente).
Não é preciso que você fique o tempo todo em hotéis de luxo ou em bangalôs sobre as águas. Independente do roteiro que você fizer, o melhor lugar para você esbanjar é mesmo Bora Bora. Então reserve a maior parte do seu orçamento para os dias que ficar por lá. Quando vir as fotos abaixo vai entender o motivo desta minha constatação.
As mais luxuosas e grandes redes hoteleiras têm grandes resorts em praticamente todas as principais ilhas. Esta foi uma outra grande sorte que demos, pois a rede Intercontinental estava com uma excelente promoção caso você ficasse nos hotéis da rede em mais de 2 ilhas. Além de noites gratuítas, ainda incluía o regime de meia-pensão (coisa que lá vale ouro tendo em vista o preço delas). Olhando fotos e relato de viajantes que ficaram na rede, não tive dúvidas e fechei com ela mesmo.
Infelizmente só poderei tecer comentários sobre os hotéis que fiquei, mas posso dizer que todos os estabelecimentos das grandes redes são excelentes. Na dúvida uma consulta ao santo TripAdvisor resolve tudo.
Alguns detalhes sobre as características dos hotéis em geral, depois falarei ilha por ilha que ficamos. O primeiro fato que chama a atenção é a enorme simpatia e eficiência dos funcionários, da limpeza do ambiente, da agilidade do check in... Tudo muito impressionante. Só para vocês terem uma idéia, quando chegamos a recepção do hotel, simplesmente fomos encaminhados a confortáveis poltronas (algumas de frente para o mar) e servidos com copos de coquetéis de boas vindas. Todas as nossas fichas já estavam preenchidas, recebíamos todas as orientações sobre o funcionamento do hotel e o que estava incluído na nossa diária, conferíamos tudo, assinávamos e éramos encaminhados ao nosso quarto. Tudo muito rápido e eficiente. Relmente ficamos muito impressionados. Os localizados à beira mar geralmente tem habitações próximas, coladas ou sobre as águas, e quanto mais perto, mais caro é. As diárias ficam na faixa dos 700 a 1.300 dólares, nas habitações mais comuns, mas podem ultrapassar o 5.000 em algumas super suites. As pousadas familiares ou Hostels já ficam entre 150 e 400 dólares, mas geralmente não estão de frente para o mar. Isso sem refeições inclusas ou somente com o café da manhã, mas em alguns períodos de promoções podem incluir até mesmo o regime de pensão completa. Como o mar é a principal atracão do local, boa parte dos hotéis têm uma área reservada com algumas formações de corais e muitos peixes, como se fosse um aquário particular para você usar e abusar. Acho que estas seriam mais ou menos as características principais, vamos agora ver individualmente os hotéis em que fiquei.
Na chegada e na saída ficamos no Intercontinental Resort Tahiti (www.tahiti.intercontinental.com/modlresort.aspx?idpage=112). Ele fica muito próximo do aeroporto, cerca de 15 minutos de transfer. Boa vantagem para quem chega cansado, pois o quarto tem bom isolamento não permitindo que nenhum ruído incomode seu repouso. A estrutura é muito boa, tanto dos quartos quanto das áreas comuns. Ele ocupa uma extensa área, demandando uma boa caminhada para percorrê-la por completo. Seus apartamentos concentram-se entre o prédio central, bangalôs espalhados pelos jardins, parcialmente sobre as águas e totalmente sobre elas. Conta com várias opções de entretenimento terrestre e aquático, pagas separadamente. Existem 2 piscinas, sendo uma "normal" e outra de àgua do mar (o pequeno aquário que falei mais acima). Ainda conta com academia, spa e tudo que os grandes resorts oferecem. As opções de restaurantes também não deixam a desejar, tudo com um toque gastronômico francês. O processo de check in é bastante ágil, se considerarmos o tamanho do hotel, e acompanhado do drink de boas vindas. O quarto é bem espaçoso, com uma cama muito confortável e banheiro excelente (ponto para as amenites de banho). Uma grande surpresa foi quando ligamos a TV e lá estava Welcome Ms Costa!! Senti-me a ultima bolacha do pacote!!! Cuidados simples mas que nos deixam muito impressionados e queridos. O café da manhã é muito rico em opções, desde o ovos com bacon dos americanos até o cerviche. O aquário particular tem uma grande variedade de peixes e corais. Dá pra passar o dia inteiro por lá. A vista da piscina é extasiante. Além do incrível mar, ainda é possível avistar toda a ilha de Moorea e, no final da tarde, o treino dos atletas das canoas polinésicas. Fantástico. Meu único arrependimento lá é de não ter ficado mais um dia curtindo aquele lugar. Não tenha duvidas de escolher esse local como sua escala para as outras ilhas. No último dia, como nosso vôo saía à noite, tivemos a oportunidade de jantar em um restaurante francês totalmente sobre as águas e com piso de vidro, simplesmente maravilhoso...

Recepção hotel

Olha a moral!!

Imagens do quarto



Lindaaaaa...

Piscina, aquário particular, mar e Moorea na sequência
Apartamentos do hotel

Bangalôs sobre as águas


Restaurante francês sobre as águas
Vai uma sonequinha?!

Piscina

Eita vida boaaaaa...

Papeete

Eita vida boaaaaa... 2

Outras imagens




O por dosol do último dia
Em Moorea ficamos no Intercontinental Moorea Resort Spa (www.ihg.com/intercontinental/hotels/gb/en/moorea/mozpf/hoteldetail). Igualmente maravilhoso. Chegamos no catamarã e fomos muito bem recepcionados pelos funcionários do hotel. A localização é muito boa e o processo de check in, mais uma vez vez acompanhado de muito conforto e de um drink, foi muito ágil. Pegamos um bangalô de frente para o mar. Na verdade ele ficava em frente a uma grande área de mar protegido, um outro enorme aquário. Era incrível acordar e ver o nascer do sol da varandinha do nosso bangalô, praticamente com a água do mar batendo aos nossos pés. A estrutura e instalações são muito grandes, com Spa, quadras de tênis, piscina, lojinha de presentes, academia, centro de esportes aquáticos, Dolphin center..... Foi lá que fizemos a nossa primeira, e única, interação com golfinhos. As refeições eram saborozíssimas e com uma variedade incrível. Mais uma vez os produtos vindos do mar foram os pontos fortes. O quarto é bem espaçoso e confortável, com muita privacidade. Quer uma carona para ir ao restaurante ou voltar ao quarto?! Funcionários com carrinhos de golf transitam pelas intalações para lhe dar uma carona. Passamos horas e horas curtindo o nosso aquário particular, fizemos alguns passeios e curtimos muito os dias que ficamos por lá. Mais adiante falaremos mais sobre a ilha. Moorea é um lugar fantástico. Não deixe de ficar pelo menos uns 3 dias na ilha.



A recepção


Nosso bangalô



Nosso aquário particular







Nascer do sol

Equipe de um dos shows

CONTINUA...

2 comentários: