sábado, 24 de agosto de 2013

Guia definitivo para montar sua viagem – Comunicação.


Chegou a seu destino final?!

Não sabe falar direito nem o português, quanto mais outra língua?!

Isso não chega a ser um problema. É claro que você não vai aproveitar plenamente a sua viagem, mas comer, comprar e passear, com certeza vai dar pra você fazer.

Agora se você resolver investir no seu aprimoramento pessoal e aprender uma segunda língua, aí com certeza vai aproveitar muito mais a sua viagem (e porque não dizer a sua vida também).

E não adianta dizer que não tem mais idade pra aprender, pois eu tenho colegas de inglês com mais de 65 anos!

Também não adianta dizer que não tem tempo, pois já existem cursos on line, que podem ser feitos em qualquer hora. Alguns são até gratuitos!

As cidades que recebem grande volume de turistas, como Paris, Miami, Nova York, tem sempre alguém que fala espanhol e, muitas vezes, você poderá encontrar até mesmo brasileiros trabalhando nos hotéis, donos e funcionários de restaurantes, donos de agências de receptivo...

Os restaurantes geralmente têm um cardápio em espanhol também.

Agora se você tiver algum problema com a polícia ou se perder e precisar de informações nas ruas, aí vai ficar mais difícil sem falar o inglês ou o espanhol.

Problemas graves, assaltos, problemas de saúde... Você terá que se virar e também procurar a embaixada brasileira, se ela existir na cidade onde estiver.

Hoje já existem cursos específicos para viagem, com vocabulário básico para se virar bem. Os caras falam muito rápido lá fora. É difícil de entender, mas procure alguém paciente que possa lhe explicar o que você quiser saber com calma.

Você é anti-americano?! Não quer saber de aprender uma nova língua?!

Até pra isso existem algumas soluções:
1-      Sair do Brasil com alguém que fale – Se você estiver em um grupo onde pelo menos 1 pessoa fale bem o inglês, então já estará bem acompanhado, mas procure não explorar muito a pessoa a ponto de ela nem querer ver mais a sua cara. Aprender a se virar é fundamental.
2-      Ir com uma agência de turismo que ofereça pacotes com guias brasileiros – Já existem agências que oferecem pacotes intitulados “Grupo de brasileiros em...”. Geralmente eles já incluem um guia acompanhante que lhe ajudará no básico, mas, como são muitas pessoas no grupo, dificilmente ele conseguirá estar sempre ao seu lado. Mais uma vez você terá de se virar na maior parte do tempo.
3-      Procurar agências de receptivo gerenciada por brasileiros – Hoje é um serviço que nas principais cidades já pode ser achado mais facilmente. Você terá uma pessoa exclusiva para você ou seu grupo, que fará roteiros já estabelecidos ou ao seu critério. O problema é que para tê-lo ao seu lado, você terá de doar um rim, de tão caro que eles cobram.
4-      Procurar agências locais que tenham guias falando português – Também existe esta opção. Em países europeus, isso é mais comum visando o turista português. Porém, se você não estiver em um grupo grande, ele será tão caro quanto o anterior.
5-      Ir para lugares que falam o português – Pode não parecer, mas existem lindos lugares que você pode ir e que tem o português como a sua língua nativa. Além de Portugal, que é um belo país, a maioria dos outros está na África. Mas alguns exemplos de belos lugares que podem ser visitados são Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Macau

O ideal mesmo é investir em uma segunda língua, se não for o inglês tente pelo menos o espanhol, que é mais próximo ao português.

Outro aspecto relativo a comunicação diz respeito ao contato com os locais ou com seus familiares no Brasil.

Vejamos algumas opções:
1-      Utilizando o seu telefone normalmente – Se você não quiser quebrar muito a cabeça e ter sempre acesso ao telefone, assim como se precisar ser encontrado por parentes ou pessoas do trabalho de forma fácil, o melhor é cadastrar o serviço de Roaming Internacional da sua operadora de celular. Desta forma todos no Brasil ligarão normalmente para ele, sem ter de discar códigos ou outras coisas. Apesar da grande concorrência das operadoras, este ainda é um serviço extremamente caro. Ele é recomendado apenas se realmente você precisar ser encontrado de forma fácil e as pessoas não conseguirem falar com você de outra forma (facebook, whats up, viber, voxer,...).
2-      Ligação do hotel – Aí é dar um tiro na conta bancária. Acho que é pior do que ligar do seu celular. Pelo menos para as ligações internacionais. Agora, se você precisa entrar em contato com alguma pessoa ou serviço local, não tenha pudores em utilizá-lo. Não há muita diferença nas tarifas e alguns hotéis até permitem ligações locais sem custo adicional.
3-      Ligação de telefones públicos – Geralmente você precisará de um cartão telefônico específico para ligações internacionais. Esta é uma das formas mais acessíveis e baratas para falar. Para ligações locais, cartões locais ou moedas deverão ser utilizados. Hoje existe ainda um serviço da Embratel chamado BrasilDireto, onde o pagamento pode ser debitado em reais na fatura do seu cartão de crédito ou ter a conta enviada para sua casa, e que conta com a opção de auxílio de um operador. Desta forma você não precisará decorar códigos de área locais ou internacionais, é só dizer a ele o telefone e a cidade, e ele fará o serviço pra você. Para saber como utilizar o serviço, o número da embratel no país onde você estiver e as tarifas cobradas, dê uma olhada em http://portal.embratel.com.br/fazum21/brasil-direto/.
4-      Ligações pela internet – No mundo atual e com a disseminação dos Smartphones, essa é sem dúvida a principal e mais barata forma de comunicação. Se você e a pessoa que quer falar tiverem o mesmo aplicativo, podem até mesmo falar em tempo real e de graça. Alguns aplicativos que podem ser utilizados para este fim são Voxer, Viber, Skype, Facebook, Whatsup, entre outros. Porém para utilizá-los você terá que estar ligado em uma rede com boa velocidade, nada que seja difícil de achar em hotéis, shoppings ou restaurantes.
Agora se você não tem ou não levou o seu smartphone ou computador, então poderá utilizar as muitas e facilmente encontradas Lan Houses para isso. Só tome cuidado com as informações que acessará através delas, pois algumas não são seguras.
5-      Compra de chips para celular – Muita gente tem feito isso hoje em dia. Compram um celular ou SIM card de alguma operadora do local onde estão, pré-pago e com um pacote de valor ou minutos para ligações locais, internacionais e uso de internet móvel. Esse é um processo que pode ser bem difícil levando-se em consideração a grande diversidade de operadoras e planos. O ideal é pesquisa bastante antes de ir. Muitos sites e blogs dão dicas das melhores operadoras e planos em cada país. É só lançar “celular pré-pago fora do Brasil” no Google.
Na minha última viagem aos EUA utilizei o serviços da CelTravel (www.celtravel.com). Ela é uma empresa que comercializa chips da T-Mobile no Brasil. O site é meio amador e a primeira vista não parece muito confiável, mas tinha visto algumas referências positivas e resolvi arriscar. Não me arrependi. Funcionou muito bem em todas as cidades que estive, inclusive com uma boa internet 3G. Se você quiser falar de forma ilimitada somente nos EUA e ter internet ilimitada vai pagar US$ 3,99 por dia. Se quiser incluir ligações ilimitadas para o Brasil terá de pagar US$ 1,99 a mais por dia. Outra vantagem é o fato de saber antecipadamente o número de telefone que terá chegando lá, podendo fornecer às pessoas que necessitem falar com você. Eles fornecem o SIM card nos tamanhos normal, micro e nano, mas o único defeito é que eles cortam o SIM card para os tamanhos micro e nano, e não oferece nos tamanhos originais. Dê uma olhadinha no site para maiores detalhes.
6-      Walkie Talk – Essa opção se aplica mais nos casos de pequenos grupos e é muito útil para as compras. Eu uso muito com a minha esposa, assim ela vai para um lado no outlet e eu vou para o outro. Quando precisamos nos encontrar é só sacar o walkie talk e se comunicar.
7-      Outras formas – Aí fica a critério da criatividade de cada um. Sinais de fumaça, código morse...


Como última dica em termos de comunicação, fica a sugestão de levar consigo números de emergência, de restaurantes, hotéis, agências de turismo... Desta forma você poderá encontrar facilmente os contatos de que precisa, além de, caso ocorra algum problema com você, outras pessoas poderem entrar em contato com seus números de emergência para poder avisar.

Este post foi curtinho, mas é o que consegui lembrar por agora.

Dúvidas?!

É só perguntar, que eu tentarei responder.

Vamos resumir?!

Invista em você, pois não tem como se arrepender.

Como dizia-se antigamente, quem não se comunica se trumbica...

No próximo post, vamos explorar as nossas alternativas para locomoção.

Até lá.



3 comentários:

  1. Faltou uma dica suuuuper importante de comunicação. Se todas as opções acima falharem, não tenha vergonha: SEJA UM MÍMICO! E SORRIA!! Alguém vai te ajudar! kkkkkkk!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara. Já estávamos com saudades.
      Importantíssima a sua dica, mas deve dizer que o sorriso só funciona para as mulheres.
      Se eu sorrir o vendedor vai achar que eu tô dando em cima dele.

      Excluir